31 JAN 2020

Representante do Papa no Brasil dará posse ao primeiro Arcebispo de Santarém

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, vem a Santarém para a instalação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém, e para dar posse ao primeiro Arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ (Congregação de São José). Será neste domingo, 2 de fevereiro de 2020, durante Santa Missa na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h.

A celebração contará com a presença de bispos dos Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres, religiosos e religiosas, leigos, autoridades e convidados.

O Núncio Apostólico tem duas funções no país: ser o representante do Papa e do estado do Vaticano, por isso ele tem o status de embaixador. Em sua função pastoral, o Núncio também é responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos.

Dom Giovanni D’Aniello exerce as duas funções no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. O clérigo já foi Núncio Apostólico na República Democrática do Congo no período de 2001 a 2010, quando foi nomeado representante da Santa Sé, na Tailândia e Camboja.

Primeira missa na Catedral

Também neste domingo, 2, Dom Irineu preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana, às 19h.

Elevação à Arquidiocese

No dia 6 de novembro de 2019, o Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese, nomeando como primeiro metropolita Dom Irineu Roman, que até então era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

No mesmo dia, o Papa Francisco elevou a Prelazia do Xingu à categoria de Diocese e nomeou o bispo prelado Dom Frei João Muniz como primeiro bispo diocesano. Também no dia 6 de novembro do ano passado, o Santo Padre criou a Prelazia do Alto Xingu, com sede na cidade de Tucumã, e nomeou como primeiro prelado Dom Frei Jesús María.

A criação da Diocese do Xingu, com sede em Altamira, ocorre neste sábado, 1º de fevereiro, às 9h, no Ginásio Nicias Ribeiro, na cidade de Altamira. A criação da Prelazia do Alto Xingu será no dia 9 de fevereiro, às 9h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Tucumã.

O Núncio Apostólico também estará nas celebrações em Altamira e em Tucumã, assim como Dom Irineu Roman.

Histórico da Igreja Particular em Santarém

Em 21 de setembro de 1903, foi erigida canonicamente a Prelazia Territorial de Santarém, com territórios desmembrados da então Diocese de Belém do Pará. A iniciativa da criação da Prelazia de Santarém foi do bispo do Pará, Dom Francisco do Rego Maia. Sua elevação à categoria de Diocese ocorreu em 16 de outubro de 1979, pelo Papa João Paulo II, passando a denominar-se Diocese de Santarém.

A Província Eclesiástica de Santarém passa a ter a seguinte formação: Arquidiocese de Santarém (sede), Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu.