22 ABR 2024

Arquidiocese ofereceu atendimentos diversos na Ação Social “Saúde mental enquanto há tempo”

Atendimento inicial com eferição de Pressão Arterial. Foto: Pascom Santarém

A ação social “Saúde mental enquanto há tempo”, realizada pela Arquidiocese de Santarém, ofereceu atendimentos diversos à população da cidade de Santarém, no dia 19 de abril. A iniciativa ocorreu no Centro Arquidiocesano de Pastoral e na Catedral Metropolitana de Santarém.

Os serviços oferecidos foram: atendimento clínico fitoterápico, terapia sistêmica, consulta para Florais de Bach, aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia, assistência social com orientações de benefícios sociais e encaminhamentos para os Centros de Referência e Assistência Social – CRAS. Na área de psicologia teve escuta e recomendações. Houve ainda orientação espiritual, atendimento de oração e confissões.

Vários profissionais de saúde, estudantes, leigos voluntários se colocaram à disposição nesta ação social. Estiveram contribuindo: enfermeiros, médico, terapeuta sistêmica, massoterapeuta, psicólogas clinicas, acadêmicos do curso de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior, técnicos e estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Centro de Profissional Educação Esperança, assistentes sociais da Casa de Missão N. Sra. Rosa Mística, leigas missionárias e padres da Arquidiocese nas confissões que ocorreram na Catedral.

Atendimento de consulta dos Florais de Bach. Foto: Riane Batista

Uma das pessoas beneficiadas foi o trabalhador autônomo Edmilson Ciríaco. Ele recebeu atendimento médico e teve a possibilidade de apresentar alguns de seus exames recentes. “Para mim foi muito interessante, porque é um monte de coisa que eu tenho. Eu sei agora que está alta a diabetes e colesterol, e ele me deu uma orientação muito legal, porque me deu umas receitas muito boas. Preciso me cuidar mais”, relatou ao parabenizar a Arquidiocese pela realização da Ação Social e garantiu sentir-se muito satisfeito com a atenção que recebeu: “Já estou saindo com receita e vou procurar me cuidar, eu achava que estava tudo bem, mas não estou. Então eu agradeço de coração, o que aconteceu aqui foi muito bom. Deus abençoe a todos e parabéns”.

Alice Meirelles, acadêmica do curso de Psicologia do IESPES, também contribuiu na ação social. Ela ressaltou a respeito do cuidado que o ser humano precisa ter consigo, e a ação se torna um momento para a pessoa ter uma atenção para si: “Nossa cabeça sempre está pensando em muita coisa. E esse momento foi justamente para que o comerciante, o trabalhador, venha aqui e tenha um momento só dele. Nesse mundo tão corrido do dia a dia, para que ele possa também refletir um pouco sobre a sua vida, sobre as suas demandas, sobre tantas coisas que ele pode guardar dentro dele, que às vezes ele não dá tanta prioridade no dia a dia. Que ele está pensando no trabalho, pensando na família e nos negócios, acaba esquecendo um pouco dele mesmo, então nosso trabalho aqui foi justamente contribuir para a saúde mental e, também, para ele ter esse momento de pensar em si próprio”.

Confissões ocorreram na Catedral Metropolitana de Santarém. Foto: Pascom Santarém

Para Karla Letícia, da equipe de coordenação, a ação social ocorreu além do esperado. “Inicialmente pensamos a ação para os trabalhadores do comércio, mas abrimos para outras pessoas, e quando elas chegavam pedindo o atendimento, nós percebemos o quanto necessitavam desses cuidados. Tanto que passamos uma hora a mais do horário estabelecido, éramos para terminar às 13h e encerramos às duas horas da tarde”, assegurou.

A coordenadora do Setor de Psicologia da Arquidiocese, Rita Guimarães, agradece a todos os envolvidos nesta ação. “Sabemos que as pessoas têm uma rotina corrida, muitas atividades, o seu trabalho, mas elas e eles conseguiram reservar um tempo seu e se doar nesta ação social, ajudando aos que mais necessitavam. Nossa gratidão!”, afirmou a psicóloga ao também agradecer às instituições apoiadoras, pastorais e demais pessoas que fizeram doações para esta ação.

Momento de testagem de glicemia. Foto: Pascom Santarém

Texto: Aritana Aguiar e Riane Batista