Pastorais Sociais

• psociais@arquidiocesedesantarem.org.br

Mais Informações

As Pastorais Sociais são a presença solidária da Igreja junto às situações onde a dignidade e a vida estão ameaçadas e expressam o amor preferencial de Deus pelos mais humildes e pobres.

As Pastorais Sociais são vozes proféticas do reino de Deus. Elas questionam as estruturas injustiças da sociedade, indo às causas dos problemas sociais. Procuram responder com ações transformadoras, que se identificam com atitudes complementares e interligadas:

- A sensibilidade para com as pessoas mais sofridas e abandonadas;

- A espiritualidade libertadora que revela o chamado para o seguimento de Jesus na construção de um mundo justo e solidário.

No exercício de sua missão, as pastorais sociais promovem abertura e diálogo com a sociedade, constituindo-se uma atitude essencial para o trabalho missionário e pastoral de toda a Igreja.

Seu objetivo é, através de serviços específicos, tornar presente a Justiça do Reino na sociedade e na história.

Podemos dizer que as Pastorais Sociais são um tesouro e precisam ser cuidadas e cultivadas como um dom de Deus à sua Igreja e a todo o seu povo.

Na Arquidiocese, o coordenador da Pastorais Sociais é o padre Luiz Carlos Fernandes.  Fazem parte das Pastorais Sociais de Santarém:

- Pastoral do Menor

- Pastoral Carcerária

- Pastoral da Criança

- Pastoral da Sobriedade

- Pastoral da Aids

- Pastoral da Saúde

- Pastoral da Pessoa Idosa

- Pastoral Hospitalar

- Cáritas

- Comissão Justiça e Paz (CJP)

- Comissão Pastoral da Terra (CPT)