Museu de Arte Sacra

A então Diocese de Santarém adquiriu a ampla residência, a lado da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, que pertencera a Domingos Veloso, o folclórico "Mingote" de saborosas histórias mocorongas. A ideia era reforçar o antigo prédio e transformá-lo em "Barraca permanente" da Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém. Contudo, o Bispo Dom Lino Vombömmel preferiu que ali funcionasse o salão Paroquial, muito necessário. A Barraca prosseguiria sendo reconstruída anualmente, até que Deus dispusesse de outra forma.

Ultimadas as obras, os paroquianos da Catedral ganharam uma boa área para recepções e outros eventos. Mas a utilização do espaço para promoções sociais e religiosas não durou muito. Achou Dom Lino que seria ótimo instalar no local o Museu Sacro que faltava. Lá foi reunido um belo e valioso conjunto de imagens espalhadas por aí, além de objetos litúrgicos como ostensórios, turíbulos e relíquias diversas.

O Pároco da Catedral da época, Padre Carlos Figueiredo, e seu auxiliar, Padre Sidney Canto, assumiram o compromisso de dar vida ao museu. A inauguração foi marcada para o dia 17 de novembro de 2002, data em que os falecidos Dom Tiago Ryan e o Maestro Wilson Fonseca estariam completando 90 anos. Todavia, faltaram recursos financeiros e a cerimônia de abertura ficou marcada para 22 de junho de 2003, quando se festejaria o 342° aniversário da fundação de Santarém. O ato estaria, também, inserido na programação comemorativa do 1° Centenário desta Igreja particular.

O sonho de possuir um magnífico Museu Sacro tornou-se possível com a generosa participação de parceiros que, dentro de suas possibilidades, contribuíram para dar maior brilho à cultura mocoronga.

Muitos trabalharam e ainda continuam agindo pra concluir o notável projeto.

Atualmente, o Museu está aberto ao público de terça-feira a sábado, das 8h às 11h30.