23 ABR 2024

Aula Inaugural da Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero inspira compromisso social para os fiéis da cidade de Santarém

Aula inaugural ocorreu na noite do dia 19 de abril. Foto: CJP

Por Marcelo Santos – CJP

Na última sexta-feira, 19 de abril, o Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi palco da emocionante Aula Inaugural da Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero, organizada pela CJP – Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Santarém. O evento, que contou com a presença de quase 50 pessoas, e mais os espectadores que acompanharam pelo canal do YouTube da CJP, marcou o início de uma jornada de estudos e reflexões profundas sobre a interseção entre fé e política.

A mesa de abertura foi conduzida por importantes representantes da comunidade religiosa e social de Santarém. Pe. Luiz Carlos Fernandes (Carlinho), Coordenador da Pastoral Social, expressou sua alegria pelo início deste projeto da Escola, destacando que esta se torna uma atividade do Plano Arquidiocesano de Pastoral, dentro da prioridade "Defesa da Vida dos Povos da Amazônia". Ele ressaltou o papel fundamental do cristão, desde seu batismo, na luta pela vida dos povos e pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Luciana Gamboa, representando o Pe. Odirley Maia (Pároco da Paróquia de Fátima) e a Coordenação de Pastoral da Paróquia de Fátima, acolheu calorosamente os presentes em nome da paróquia. "É uma honra acolher a todas e todos aqui na nossa Paróquia, porque entendemos a importância desse estudo para a nossa sociedade, o estudo de Fé e Política. Pra gente é uma felicidade muito grande!", afirmou.

Educadora socioambiental Ana Karina. Foto: CJP

Ir. Ângela Pinho Cavalcante, ASC, representando a CRB – Núcleo Santarém, enfatizou a parceria entre CJP e CRB, destacando que a fé e a política devem caminhar juntas para uma sociedade mais justa e solidária. "A nossa vida como ser social se torna mais completa, onde todos têm os mesmos direitos e deveres", ressaltou.

Maria das Dores Colares Joseph, representando a CJP, destacou que "a vivência na Fé deve ocorrer nas várias dimensões da vida, incluindo o vasto e complexo campo social". Ela enfatizou a importância de sair e pregar para fora, atuando na construção de uma sociedade justa e solidária.

Desfeita a mesa de abertura, deu-se início a Aula Inaugural intitulada "A vivência da Fé nas várias dimensões da Vida". Com a mediação de Ingrid Sabrina, Psicóloga e Coordenadora Nacional da Pastoral da Juventude pelo Regional Norte 2, os participantes e os assessores, Frei Edilson Rocha, OFM e Ana Karina, puderam conversar espontaneamente sobre o tema da aula.

A psicóloga Ingrid Sabrina trouxe uma reflexão profunda sobre a vivência da fé nas diversas dimensões da vida. "A vivência da fé é uma experiência profundamente pessoal e multifacetada, permeando diversas áreas como Religião e Espiritualidade, Ética e Moralidade, Resiliência e Esperança, Relacionamentos e Comunidade, Transformação Pessoal, Expressão Cultural, Exploração e Questionamento. É uma jornada complexa que pode influenciar todas as áreas da vida de uma pessoa", pontuou.

Frei Edilson Rocha um dos assessores da formação. Foto: CJP

Ana Karina, educadora socioambiental, destacou a importância de ser autêntico em todas as esferas da vida. "Não existe uma Karina dentro da Igreja e outra fora, não. A pessoa tem que ser a mesma nos vários ambientes. A gente tem que ser testemunha do que falamos, vivenciar o que é falado", afirmou. Ela também ressaltou a importância da Análise de Conjuntura para uma melhor reflexão e a necessidade de fazer escolhas éticas e morais.

Frei Edilson Rocha, OFM, ministro custodial da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, abordou a importância de a fé permear todas as dimensões da vida. "Se a Fé não atravessa todas as dimensões da nossa vida, temos que questionar que Fé é essa que não incide na vida da gente", questionou. Ele também criticou a falta de compromisso social de muitos fiéis, ressaltando a resistência a projetos mais comprometidos com a justiça e a paz.

A Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero promete ser um espaço de aprendizado e engajamento sociopolítico-religioso para todas e todos os seus participantes, que agora dão continuidade a uma jornada constante rumo a uma sociedade mais justa e fraterna.

O primeiro módulo da Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero será Doutrina Social da Igreja, e está marcado para o dia 03 de maio, nas dependências do Salão Paroquial da Paróquia de N. Sra. de Fátima, bairro de Fátima.

Aula inaugural ocorreu na Paróquia N. Sra. de Fátima. Foto: CJP