16 ABR 2024

SAÚDE MENTAL: Arquidiocese realiza ação para os trabalhadores do comércio

A Arquidiocese de Santarém promove no dia 19 de abril, sexta-feira, a Ação Social “Saúde mental enquanto há tempo”, destinada aos trabalhadores do Centro Comercial de Santarém. Haverá atendimentos de escuta psicológica, orientação espiritual católica, confissões, serviços básicos de saúde, das 9h às 13h, no Centro Arquidiocesano de Pastoral (nos altos - entrada pelo estacionamento da Catedral). O objetivo da ação é conscientizar sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

A iniciativa está em sintonia com a campanha global de conscientização sobre a Saúde Mental denominada “Janeiro Branco”. Também em comunhão com o chamado do Papa Francisco, para uma Igreja em saída, que vá além das fronteiras ao encontro dos irmãos, especialmente dos mais necessitados.

As pessoas que não trabalham no Centro Comercial, mas que desejam ser atendidas pela ação, podem se dirigir ao Centro de Pastoral para receber o atendimento.

Sobre os atendimentos

A coordenação detalha os atendimentos a serem oferecidos na Ação Social:

• Escuta Psicológica (atendimento feito por psicólogos);
  • Atendimento Terapêutico;
  • Atendimentos para serviço social (orientação para aposentadoria, para Cadastro Único, dentre outros);
  • Escuta espiritual católica e confissões (este atendimento irá ocorrer na Catedral Metropolitana);
  • Atendimento básico de saúde (aferição de pressão arterial, glicemia, dentre outros).

• Saúde mental

Em tempos difíceis, a Saúde Mental do ser humano está sendo afetada por uma doença de origem emocional, e ainda causando vários danos psicológicos e adoecimento social nas relações humanas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é um conjunto de fatores que mantém um estado de bem-estar em que as pessoas conseguem desenvolver habilidades para autogerenciar suas emoções. Cuidar da saúde mental envolve ações de autocuidado.

A importância dos cuidados com a saúde mental é catalogada pela OMS e vem sendo reconhecida cada vez mais em um espaço de visibilidade, com um novo olhar dedicado para a saúde integral, a partir da prevenção dos adoecimentos mentais, decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão, pânico, dentre outras patologias.