01 NOV 2023

Campanha “Natal Sem Fome – Pão em Todas as Mesas” é lançada nesta quarta-feira, 1º

Pe. Luiz Carlos Fernandes e Dom Irineu Roman concedem entrevista na manhã desta quarta-feira, 01. Foto: Aritana Aguiar

A Arquidiocese de Santarém lançou nesta quarta-feira, 1º de novembro, em coletiva de imprensa, a campanha “Natal Sem Fome – Pão em todas as mesas”. A ação pretende arrecadar quatro toneladas de alimentos não perecíveis para atender famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social na cidade e no interior do município de Santarém. A campanha traz como reflexão o trecho bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Também foi anunciado que a campanha estará aceitando a doação de água potável, que será destinada às populações afetadas pela grande estiagem na região, brinquedos e roupas.

Esta ação é uma iniciativa da Arquidiocese de Santarém, coordenada pelas Pastorais Sociais e Cáritas Arquidiocesana. A Campanha inicia neste dia 1º de novembro e prossegue até o dia 17 dezembro. Os alimentos arrecadados serão entregues a partir do dia 20 de dezembro.

Pontos de arrecadação

Os pontos de arrecadação de alimento serão o Centro Arquidiocesano de Pastoral, a Rádio Rural de Santarém, as paróquias e áreas pastorais. A intenção é atender cerca de 400 famílias com esta ação.

O arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, pede também o apoio para esta campanha: “Nós queremos fazer um chamado aos empresários, às pessoas de boa vontade, todos aqueles que têm condições de colaborar conosco, de nos ajudar nesta campanha. Queremos atender as famílias necessitadas”. E continuou: “Com esta seca, há muitas famílias ribeirinhas, que moram na beira de rios e estão com necessidades de alimentos. Nós queremos ampliar a campanha ajudando essas pessoas”.

O coordenador das Pastorais Sociais, padre Luiz Carlos Fernandes, explica sobre o cadastramento das famílias a serem beneficiadas com esta campanha. “Essas famílias serão cadastradas, não será uma entrega avulsa. Serão cadastradas tanto pela Cáritas Arquidiocesana quanto pelas paróquias, para que de fato as famílias necessitadas recebam essas cestas”, explicou. Segundo ele, pretende-se “que até o dia 23 de dezembro as doações sejam entregues às famílias”.

Ao final, Dom Irineu deixou sua mensagem: “Eu gostaria que todos se sensibilizassem, tivessem o coração aberto e generoso, para fazer doações e, assim, possamos ajudar muita gente que passa necessidade”.

Doações em valores

As pessoas que desejarem contribuir com a campanha fazendo a doação de qualquer valor, a destinação pode ser feita para a chave PIX da Cáritas Arquidiocesana (Chave Pix: CNPJ 05.712.401/0010-89).

Outras informações de como ajudar

Para maiores informações, entrar em contato com o Centro Arquidiocesano de Pastoral pelo fone/WhatsApp (93) 99170-4305.