28 OUT 2023

Diretoria da Festa da Conceição apresenta corda, terço e manto, para o Círio 2023 da padroeira da Arquidiocese de Santarém

As apresentações aconteceram na Catedral Metropolitana de Santarém, na noite deste sábado (28) de outubro, sendo uma das programações oficiais do Círio 2023

Manto e véu apresentados nesta sábado, 28. Fotos: Matheus Mota/ Setor 01 de Comunicação da Diretoria da Festa da Conceição

A Santa Missa foi presidida por Dom Irineu Roman CSJ, e concelebrada por padres da Arquidiocese, onde foi apresentado três símbolos oficiais, sendo a corda, terço e manto, desta que é a maior manifestação católica do oeste do Pará.

A corda no Círio já existia desde o ano 1919, cuja função prática era puxar a Berlinda por todo o trajeto, já que naquele tempo, não possuía nenhum tipo de calçamento. No ano de 1986, a corda foi retirada, devido a imagem de Nossa Senhora da Conceição ser conduzida em um andor, carregado sobre os ombros. O uso deste símbolo de união e fé, só retornou em 1971, quando o Sr. Edenmar Machado, o Machadinho, era então o coordenador da Festa da Conceição.

A corda do Círio 2023 também foi doada. Foto: Matheus Mota/ Setor 01 de Comunicação da Diretoria da Festa da Conceição

Para a edição do 105º Círio, a Diretoria da Festa adquiriu uma nova corda, através da doação da família do Sr. Antônio Rocha, no modelo tradicional, medindo 300 metros de cumprimento, com 50 milímetros de diâmetro, fabricada de sisal, na Bahia, que marcará simbolicamente a união e a devoção dos fiéis, que, caminhando com Maria, Mestra da Fé e do Amor, mantém seus corações voltados para a comunhão, e agradecimentos por bênçãos alcançadas por intermédio de Maria.

Ainda durante a celebração, foi abençoado o terço que a imagem oficial usará, durante a festa 2023. A doação foi da família do Sr. Ambrósio Corrêa Campos (in memoriam), que segundo a sua filha, a Sra. Gisleine Diniz Campos Pedroso, a doação é uma forma de agradecimento por todas as bênçãos recebidas, e também pela vida de seus pais, que sempre foram devotos de Nossa Senhora da Conceição.

Arcebispo Dom Irineu recebe o terço que será usado na imagem da Imaculada Conceição. Foto: Matheus Mota/ Setor 01 de Comunicação da Diretoria da Festa da Conceição

O terço foi confeccionado em Ceará Mirim/RN pela artesã Renata Oliveira Souza, medindo 77 cm, e o crucifixo 9 cm. As contas dos mistérios, que medem 12mm, são em cristais na cor chá médio, o Pai Nosso, no formato de rosas, contém ao centro a pedra de safira na cor azul. No entremeio da Salve Rainha, foi trabalhado em strass, com a foto de Nossa Senhora, rodeada com rosas. O crucifixo na sua composição, a artesã utilizou pedra de Safira azul e strass. No terço contém também um relicário dourado, com a foto dos 4 evangelistas. Para um bom acabamento, a peça recebeu banho de verniz italiano, que muito e utilizado em semijoias.

O Manto que reveste a imagem da padroeira da Arquidiocese, neste ano de 2023, é fruto da doação conjunta de duas devotas que preferiram manter seus nomes em segredo. Ambas decidiram se unir para doar o manto, como forma de gratidão por todas as graças que já receberam de Deus em suas vidas.

Confeccionado em veludo na cor azul, com forro em crepe diamante, também na cor azul, com acabamento em renda guipir na cor dourada, ornada com pérolas e pedrarias. Levando em consideração o tema da festa: Maria, Mestra da Fé e do Amor, o manto possui, ao centro, a imagem do Divino Espírito Santo, em aplique bordado, ornado de pérolas, de onde saem diversos raios feitos em pedraria. Ladeando esta imagem do Espírito Santo, que inspira a FÉ e o AMOR, há quatro imagens representativas dos ícones dos quatro Evangelistas que estão bordadas em fundo branco, no interior de uma Cruz de Jerusalém. Este simbolismo lembra que a Fé cristã nasce da escuta da Palavra, de modo especial da escuta e do testemunho do Evangelho de Cristo, representado no manto pela iconografia dos quatro Evangelistas: Mateus, representado pelo arcanjo com rosto humano; Marcos, representado pelo arcanjo com rosto de leão; Lucas, representado pelo arcanjo com rosto de touro; João, representado pelo arcanjo com o rosto de águia. O Espírito Santo, representado pelo ícone de uma pomba branca, é o símbolo maior do Amor de Deus que se faz presente na vida humana.

O Divino Espírito Santo também ilumina a Flor de Liz, um símbolo mariano que possui a ligeira forma do “M”, letra inicial do nome de Maria. É também um símbolo da realeza e, como tal, indica que Maria é a Mãe e Rainha que, sob a ação do Espírito Santo, concebeu o Filho de Deus, conforme professado no CREDO.

O manto possui ainda apliques florais em baixo e alto relevo com destaques em pedrarias e pérolas, também na parte interna do forro, para dar maior beleza e volume na composição junto à imagem da padroeira.

Acompanham o manto o véu, na cor branca com detalhes florais e pérolas, bem como um par de braceletes na cor branca.

O Círio da Conceição deste ano destaca o tema “Maria, Mestra da Fé e do Amor” e vai ocorrer no quarto domingo de novembro (26), com saída da Igreja de São Sebastião, seguindo seu tradicional trajeto até a Praça da Matriz.

Informações:
Setor 1 de Comunicação da Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Por: Luiz Nascimento - ASCOM do Círio da Conceição 2023