05 OUT 2023

Setembro amarelo: 440 pessoas beneficiadas com ações do Setor de Psicologia da Arquidiocese

O mês de setembro é dedicado a conscientização à prevenção ao suicídio

Psicológa Rita Guimarães (à esquerda) conduz palestra na Igreja São Raimundo Nonato - Vila Canp, em Monte Alegre. Foto: Setor de Psicologia da Arquidiocese

Durante o mês de setembro, 440 pessoas foram alcançadas com ações de prevenção ao suicídio realizados pelo Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém. Das iniciativas, 19 pessoas receberam a escuta psicológica e 421 foram beneficiadas com palestras e rodas de conversas em escolas, comunidades e uma empresa.

As ações ocorreram no Centro Arquidiocesano de Pastoral, na escola Tereza Neuma (comunidade de Tabocal), na Área Pastoral São Raimundo Nonato - Vila Canp (município de Monte Alegre), na Escola Osvaldo Melo (comunidade Santa Cruz- Município de Aveiro), na empresa Comitê Local de Segurança em Santarém (SSMA) e na Escola Sagrada Família (comunidade de São Francisco- Rio Arapiuns).

Palestra "Saúde Mental: Os desafios na prevenção ao suicídio no ambiente de trabalho". Foto: Setor de Psicologia da Arquidiocese

Segundo a psicóloga do Setor, Rita Guimarães, tem aumentado o quantitativo de pessoas com o pensamento suicida. “Durante nossos atendimentos, que são de várias patologias, percebemos que muitas pessoas sentem o desejo de tirar a própria vida. Isto é muito preocupante. Devemos acolhê-las, escutá-las, dar o apoio necessário”. Ela ressalta que este fenômeno complexo ainda carrega diversos preconceitos e julgamentos na sociedade.

Rita faz um alerta que, apesar do mês de setembro ser marcado para a conscientização da prevenção ao suicídio, a preocupação com este problema de saúde deve ser constante. “Devemos ter uma preocupação diária. As pessoas estão ficando muito adoecidas psicologicamente em decorrência de vários problemas e, infelizmente, muitas acabam sentindo a vontade de tirar a própria vida para sanar a sua dor”, frisou a psicóloga. E continuou: “É necessária uma ação coletiva para lidar com essa situação urgente. O suicídio pode ser evitado. Medidas de prevenção primária ao cuidado e valorização da vida podem ser estabelecidas”. Nos últimos dias, o Setor recebeu mais três pessoas, com pensamento suicida, para atendimento de escuta psicológica.

Os pacientes recebidos Setor com problemas psíquicos relacionados ao suicídio, continuam sendo acompanhados com a escuta psicológica.

Ação realizada no Arapiuns. Foto: Setor de Psicologia da Arquidiocese

Outros atendimentos na Escuta

Durante o mês de setembro, na escuta psicológica no Centro de Pastoral e em algumas comunidades, além dos casos de pessoas com pensamentos suicidas, o Setor também atendeu 36 pessoas com diversos problemas psíquicos, como ansiedade, traumas, estresse e até dependência química.

Atendimento do Setor de Psicologia

A Arquidiocese de Santarém, através do Centro de Pastoral, tem se preocupado em acolher as pessoas que estão em sofrimentos psíquicos. Se alguma pessoa precisa de ajuda ou necessita de apoio psicológico, o Centro está com atendimento gratuito, por meio da escuta psicológica, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Contato para agendamento: (93) 99170-4305/99184-3253.

Setembro Amarelo

O mês de setembro é dedicado a conscientização de prevenção ao suicídio. Sendo que o dia 10 do referido mês, é marcado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Palestra realizada na comunidade Tabocal. Foto: Setor de Psicologia da Arquidiocese

Com informações do Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém