02 OUT 2023

Celebração marca o lançamento da revista Círio da Conceição 2023, regimento interno da Diretoria da Festa e bênção da nova Imagem Peregrina

Presidida por Dom Irineu Roman CSJ, a Santa Missa aconteceu na Catedral Metropolitana de Santarém, na noite deste domingo (1) de outubro

Revista é apresentada na Catedral Metropolitana de Santarém. Foto: Matheus Mota/ Setor de Comunicação da Festa.

Faltando 56 dias para a segunda maior manifestação católica do Pará, a Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição apresentou a 3ª edição da “Revista Círio”, que faz memória ao tema “Maria, Mestra da Fé e do Amor". A revista conduz à essência da fé cristã, ao Querigma, que representa o primeiro e fundamental contato do cristão com as verdades de fé da Igreja. Com rica variedade de conteúdo, mantém-se a tradição dos Juízes e Mordomos, figuras que desempenham um papel vital na organização deste evento de devoção tão amado, além de registrar e celebrar os 40 anos da Romaria de Nossa Senhora da Conceição da Baixa da Onça e os 20 anos da Vigília Vigiai e Orai. Além disso, há o registro dos fatos que marcaram as atividades desta Igreja particular, como a 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, e a memória da história da Catedral, com textos sobre as Associações Devotas à Nossa Senhora. A revista pode ser adquirida ao valor de R$ 15,00 na Secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral), nas livrarias dos Anjos e Cristo Rei Artigos Religiosos.

Nova imagem peregrina de N. Sra. da Conceição. Foto: Matheus Mota/ Setor de Comunicação da Festa.

Ainda durante a celebração eucarística, após a bênção do Arcebispo Dom Irineu Roman, aconteceu a entrega da nova imagem peregrina da padroeira da Arquidiocese de Santarém para a equipe de peregrinação. Pe. Ruy Barbosa, Diretor da Festa e Cura da Catedral, ressaltou que o motivo da troca da imagem se dava devido a fragilidade da que estava desde o ano de 2021, e que esta nova é mais resistente e de fácil manuseio por parte da equipe. O sacerdote, ainda no uso da sua palavra, leu a apresentação do regimento interno da Diretoria da Festa, que vai ajudar nos direcionamentos dos trabalhos, bem como o período de mandato de cada diretor e suas atribuições.

"Pão do Círio"  é apresentado em Santa Missa na Catedral. Foto: Setor de Comunicação da Festa.

Outra grande novidade é o início das vendas do Pão do Círio, que foi desenvolvido em parceria com as empresas Rosa Branca e Massabor. O Pão do Círio simboliza a fé e o momento da última Ceia, momento em que Cristo se dá em corpo e sangue. Seu formato remete ao pão usado na época de Cristo, e desenhada sobre o pão, está a Cruz, maior símbolo da fé cristã, para lembrar do sacrifício de Jesus, que morreu na Cruz para a salvação da humanidade. O Pão do Círio é disponibilizado ao preço de R$ 15,00. As vendas ocorrem de acordo com as programações do Círio de Nossa Senhora da Conceição, na Secretaria da Catedral e na Secretaria da Igreja de Nossa Senhora das Graças.

"Pão do Círio" é vendido ao preço de 15 reais. Foto: Setor de Comunicação da Festa.

O Círio da Conceição deste ano destaca o tema “Maria, Mestra da Fé e do Amor” e vai ocorrer no quarto domingo de novembro (26), com saída da Igreja de São Sebastião, seguindo seu tradicional trajeto até a Praça da Matriz.

Informações:
Setor 1 de Comunicação da Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Por: Luiz Nascimento - ASCOM do Círio da Conceição 2023