28 SET 2023

Definido esquema de segurança para a 29ª Caminhada de Fé com Maria

“Uma terceira reunião deve acontecer para a apresentação desse esquema.’’

Orgãos definiram em reunião o esquema para a CAFEM 2023. Foto: Jéssica Santos

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) a reunião de planejamento dos Órgãos de Segurança Pública para a 29ª Edição da Caminhada de Fé com Maria-CAFEM.

Além da Coordenação da CAFEM, estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Santarém e Mojuí dos Campos, bem como a Diretoria do Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Uma primeira reunião já havia acontecido no mês de agosto. Na ocasião, foi apresentada a jurisdição de cada instituição e como deveriam atuar no reforço da Caminhada deste ano.

Estratégias foram apresentadas e estruturadas durante a reunião. Foto: Jéssica Santos

A partir de então, cada setor ficou responsável em fazer levantamentos, mapear pontos de fiscalização, elaborar estratégias e medidas garantindo assim a total segurança dos fiéis caminhantes desde a saída de Mojuí dos Campos até a Catedral Metropolitana de Santarém.

Nesta segunda reunião foram apresentadas as demandas dos órgãos e todo planejamento. Para esse ano, a fiscalização que deve ser feita tanto na BR-163, quanto na PA-370 (Santarém - Curuá-Una).

Abel Solano, Coordenador da CAFEM reforça que nesta reunião todo o planejamento foi fechado: “A gente fechou todo o planejamento, todo o esquema de segurança que vai ser desenvolvido durante a Caminhada de Fé com Maria. Agora, vai ser a montagem desse esquema para que na próxima reunião a gente apresente para comunidade santarena todo o esquema de segurança que vai ser desenvolvido. [...] Lembrando que foi a partir do ponto de vista dos órgãos de segurança que a gente montou essa estratégia.  Então, vai requerer também agora a resposta dos órgãos de segurança, com todo o seu efetivo, toda sua guarnição para que possamos fazer uma bonita homenagem à Nossa Senhora, concluiu.’’

A Polícia Militar apresentou as propostas para a Caminhada deste ano, e deve atuar com reforço de efetivo em Santarém e Mojuí dos Campos. Segundo o Tenente Coronel do 35°, Joselde Barbosa, a padronização se faz importante para minimizar riscos: “A questão da padronização das ações é muito importante, tanto pelos órgãos de segurança pública, dos órgãos de trânsito juntamente com a coordenação do evento. [...] Essa padronização visa minimizar riscos e aumentar o nível de segurança. Nós estaremos na área urbana, tanto na saída aqui de Santarém, quanto na saída lá de Mojuí dos Campos. Durante todo o trajeto a Polícia Militar vai estar de forma ostensiva e preventiva”, reforçou Barbosa.

Pontos de fiscalizações devem ser reforçados na PA 370 e BR 163. Foto: Jéssica Santos

Sidmar Oliveira, da delegacia da Polícia Rodoviária Federal, destaca a importância desta segunda reunião e como a PRF deve atuar nos dias 02 e 03 de dezembro: “A Polícia Rodoviária Federal trouxe algumas sugestões, as quais foram acatadas na reunião. Então, a gente vai atuar nesse período juntamente com a Polícia Militar, com o DETRAN, SMT e demais órgãos da segurança pública. [...] No dia do evento, no período da tarde iremos fazer a parada dos ônibus, retirar objetos perfurantes, retirar também qualquer tipo de bebida alcoólica.  E no período da noite, juntamente com as demais polícias fazendo ali rondas e pedindo para que os caminhantes utilizem somente uma faixa,” finaliza Sidmar.

Durante o planejamento foi solicitado total apoio dos veículos de comunicação de Santarém e Mojuí dos Campos para que essas informações cheguem ao maior número de caminhantes.

Uma terceira reunião, com data a ser agendada, deve acontecer para então apresentar a estrutura definitiva para a Caminhada de Fé com Maria.

A 29° Edição acontece nos dias 02 e 03 de dezembro.

ABEL SOLANO - SONORA (AQUI)

SIDMAR OLIVEIRA - SONORA (AQUI)

TEN.CEL JOSELDE - SONORA (AQUI)

Por Ascom CAFEM