16 AGO 2023

CPP convida para Seminário sobre as comunidades tradicionais das Regiões Ituqui e Maicá

O Conselho Pastoral de Pescadores da Arquidiocese de Santarém (CPP) convida a sociedade santarena a participar do Seminário “Modos de Vida dos Povos Tradicionais das Regiões Ituqui e Maicá”. É nesta sexta-feira, 18 de agosto, das 8h às 13h, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A iniciativa é realizada pela Frente em Defesa dos Territórios Ituqui e Maicá, CPP, MPPA e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O objetivo do Seminário é apresentar o resultado do mapeamento comunitário participativo do uso tradicional das comunidades tradicionais das regiões Maicá e Ituqui, que possuem uma grande diversidade cultural, com a presença de indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, agricultores e extrativistas. Todos esses grupos sociais têm uma profunda relação com as águas, as florestas e a terra, e dependem dos recursos presentes no território para sua sobrevivência.

Por isso, as comunidades têm se articulado na Frente em Defesa do Território Maicá e Ituqui, que é constituída por diversas organizações das duas regiões, das áreas urbana, planalto e várzea. Esta Frente é um instrumento das comunidades para se posicionar diante do avanço modelo capitalista, que ameaça diretamente a segurança alimentar e os modos de vida das populações locais.

Informações: CPP Arquidiocesana