07 AGO 2023

Escola diaconal São Lourenço oferta disciplina homilética

A Escola Diaconal São Lourenço, da Arquidiocese de Santarém, iniciou o segundo semestre letivo no último final de semana (5 e 6/08). Foi ofertada a disciplina Homilética aos candidatos ao Diaconado Permanente, e ministrada pelo formador, Padre Odirley Maia. O local foi o centro de evangelização da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santarém. A homilia é parte integrante da liturgia da Igreja, e, está a serviço tanto da mesa da Palavra, como da mesa do Pão, de acordo com os documentos da Igreja. Os candidatos serão pregadores nas celebrações litúrgicas, daí porque o caráter essencial da disciplina Homilética no processo de formação.

Outro ponto de destaque durante o estudo no final de semana, foi a participação dos candidatos na celebração eucarística da Paróquia de Aparecida. Um momento de convivência com os comunitários e de reencontro. Para os candidatos, a experiência celebrativa foi exitosa, pois saiu dos limites da sala de aula e deu oportunidade de se conhecer a realidade litúrgica dos paroquianos.

A próxima etapa nesse processo de formação presencial está marcada para os dias 16 e 17 de setembro. No final do ano, os candidatos irão receber a instituição do Acolitato, isto é, passarão a ajudar o sacerdote ou o bispo no serviço do Altar. Atualmente são 47 candidatos (homens casados) no processo formativo ao Diaconado Permanente.