06 ABR 2023

SEXTA-FEIRA SANTA: Vias-sacras, procissões e espetáculos sacros na Arquidiocese

Na Arquidiocese de Santarém, diversas comunidades irão meditar as 15 estações da Via-Sacra nesta Sexta-feira Santa, 07 de abril. Algumas serão encenadas. Também haverá exibição de filmes, procissões e espetáculos teatrais. Confira abaixo a programação:

Procissões do Encontro e do Senhor Morto

Na sede da Arquidiocese, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza duas procissões nesta Sexta-feira Santa: a Procissão do Encontro e a Procissão do Senhor Morto.

Na procissão do “Encontro”, a imagem de Nossa Senhora das Dores se encontrará com a imagem de Bom Jesus dos Passos em frente ao Lar São Vicente de Paulo (antigo asilo). A imagem de N. Sra. das Dores sairá às 9h da Igreja de N. Sra. das Graças, bairro Santa Clara, com o seguinte trajeto: Av. Borges Leal, Travessa Dom Amando, Av. Marechal Rondon, Av. Barão do Rio Branco até o Lar para o “Encontro”. Depois, seguem juntas em procissão pela Barão do Rio Branco, Av. São Sebastião, Trav. 15 de Novembro, Rua Siqueira Campos até a Catedral Metropolitana, onde ao meio-dia terá a meditação das 7 Palavras de Jesus na Cruz.Image title

Procissão do Encontro. Foto: Intagram - Pascom Catedral


Segundo o vigário paroquial, padre Sidney Canto, depois de 50 anos as duas imagens voltam a se encontrar na forma tradicional de caminhada: “É um momento de reflexão, na manhã da sexta-feira Santa, em que lembramos daquela caminhada para o Calvário e da dor de muitas mães que, ainda hoje, sofrem com a dor de seus filhos e filhas”, ressaltou o sacerdote.

Já a procissão do “Senhor Morto”, será após a Celebração da Paixão de Cristo, da Catedral Metropolitana. Esta é uma das mais antigas tradições religiosas da Semana Santa da cidade de Santarém, que percorre algumas ruas do bairro Centro. Nesta procissão, os fiéis caminham com a presença da imagem de Cristo Morto.

Image title

Procissão do Senhor Morto. Foto: Intagram - Pascom Catedral


Durante o trajeto haverá várias paradas chamadas de “Passinho”, no qual se ouve o lamento do canto de Verônica, a mulher que enxugou o rosto de Jesus com o seu véu.

A procissão sairá às 17h da Catedral seguindo pela Rua Siqueira Campos, Trav. João Otaviano de Matos (Passinho: família Sussuarana), Rua Galdino Veloso (Passinho: família Miléo), Trav. 15 de Novembro, Av. Rui Barbosa (Passinho: família dona Gracy), Trav. Francisco Corrêa, Rua Wilson Fonseca (Passinho: dona Berenice e Passinho: família Boa Morte), Trav. Dos Mártires (Passinho: família Carneiro do Valle), Rua Siqueira Campos até o último Passinho, em frente à Catedral.

Saiba mais: A procissão do Encontro

Saiba mais: A procissão do Senhor Morto, em Santarém


# Vias-Sacras, Peças Teatrais, Espetáculos Sacros e exibição de filmes

Image title

Apresentação do grupo Arte & Missão da Paróquia Santo Antônio. Foto: Grupo de Teatro 'Arte & Missão'


Mojuí dos Campos

O Grupo de Teatro Arte & Missão, da Paróquia Santo Antônio, em Mojuí dos Campos, apresenta nesta Sexta-feira, 07 de abril, a 5ª edição do espetáculo sacro “A Paixão de Cristo sob o olhar de uma Mãe, Maria”. Será na praça da Matriz de Santo Antônio a partir das 19h30.

O espetáculo será reapresentado no Domingo de Páscoa, 09, também às 19h30 na praça da Matriz.

O elenco conta com mais de 100 pessoas que nos últimos meses preparam com muita intensidade o espetáculo sacro.

Monte Alegre

A Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Alegre, realiza a Via-Sacra nesta Sexta-feira pelas ruas da praça da Igreja Matriz do município a partir das 7h.

Prainha

No município de Prainha terá a apresentação da peça Paixão de Cristo. Esse momento de rememorar a Paixão de Cristo, Morte e Ressurreição do Salvador será em frente à Igreja Matriz de N. Sra. das Graças, às 19h.

Santarém

- A Paróquia do Santíssimo Sacramento, bairro Santíssimo, realiza a Via-Sacra nesta Sexta-feira Santa a partir das 7h, saindo do mercadinho da Prainha e encerrará em frente à igreja do Santíssimo.

- Na Área Pastoral de Cristo Ressuscitado, no bairro Matinha, também haverá Via-Sacra, às 7h, nesta Sexta-feira Santa. A Via-Crúcis será encenada e sairá da Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, no bairro Cambuquira, até a Igreja de Cristo Ressuscitado.

- A Paróquia N. Sra. de Fátima, bairro Fátima, realiza a Via-Sacra pelas ruas da paróquia nesta Sexta-feira Santa a partir das 8h, com saída da igreja de Fátima.

- Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Região 03 de Pastoral, haverá duas Vias-Sacras nesta Sexta-feira Santa: na Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, bairro Liberdade, e na Igreja Menino Jesus, bairro Mapiri. Ambas vão iniciar às 8h.

- Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Vila do Curuai, Lago Grande, terá a Via-Crúcis a partir das 7h saindo da comunidade católica N. Sra. da Conceição, bairro da União, passando pelas comunidades da vila e encerrará na Igreja Matriz de Nazaré.

- As comunidades da Área Pastoral N. Sra. de Nazaré, no bairro Vitória Régia, vão refletir as 15 estações da Via-Crúcis nesta Sexta-feira Santa a partir das 15h30, saindo da Igreja São João Batista, bairro Ipanema, e passando pelas demais comunidades com encerramento na Igreja São José, bairro Bela Vista.

- No bairro Esperança, em Santarém, a Paróquia São Simão Pedro, haverá a Via-Crúcis encenada. Será após a celebração da Paixão que inicia às 15h.

- Na grande do Maracanã, na Paróquia São Mateus, terá a meditação das 15 estações da Via-Crúcis nesta Sexta-feira Santa, nas seguintes comunidades:

*Igreja Jesus o Bom Pastor, bairro Juá, às 8h;

*Igreja Santo Antônio, bairro Maracanã, às 8h;

*Igreja Cristo Rei, bairro Nova Vitória, às 13h;

*Igreja N. Sra. de Guadalupe, bairro Elcione Barbalho, às 14h;

*Igreja São Sebastião, bairro Maracanã I, às 13h30.

As Vias-Sacras vão ocorrer nas áreas das igrejas.

Image title

Apresentação do grupo JUMAI. Foto: Grupo Jumai


- O grupo de jovens JUMAI, da comunidade de São Cristóvão, bairro do Maicá, realiza o espetáculo sacro da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus nesta Sexta-feira Santa, na praça da igreja, a partir das 19h. Este ano o espetáculo traz o tema “O rosto fraterno da caridade: Jesus o pão Vivo que desceu do céu, alimento da alma e Luz do Mundo", inspirado na Campanha da Fraternidade 2023.

Há mais de 10 anos o JUMAI encenava a Via-Sacra, sendo que há dois anos passou a realizar o espetáculo sacro, que atualmente é composto por cerca de 30 jovens, sendo a maioria jovens do bairro Maicá.

- O grupo de jovens JOACC, da Paróquia Sagrada Família, bairro Aeroporto Velho, encena a Paixão de Cristo nesta Sexta-feira Santa após a celebração da Paixão que inicia às 15h.

- Na Paróquia N. Sra. de Guadalupe, bairro Nova República, o grupo Tepeyac apresenta a peça teatral “Paixão de Cristo”. Será na área da Igreja de Guadalupe após a celebração da Paixão que inicia às 15h.

- O Grupo de Teatro da Paróquia São João Batista, bairro Jardim Santarém, também realiza a Via-Sacra encenada nesta Sexta-feira Santa. A reflexão das 15 estações inicia às 7h saindo do salão paroquial e vai percorrer diversas ruas do bairro. A encenação contará com aproximadamente 35 jovens. O grupo está em preparação desde o mês de março para fazer memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

- A Paróquia N. Sra. da Saúde, Região do Eixo Forte, reflete as 15 estações da Via-Sacra nesta Sexta-feira Santa. A partir das 10h30 começa a concentração para subir a serra da praia de Alter do Chão e às 11h inicia a Via-Crúcis.

- Na Área Pastoral Santa Paulina, Região 5 de Pastoral, a preparação para a Via-Crúcis inicia às 13h com a exibição do filme “A Paixão de Cristo”. Será na comunidade N. Sra. da Glória, bairro Conquista. Depois, às 15h, começa a Via-Sacra passando pelas comunidades Santo Expedito, Santa Luzia e encerra na comunidade São Pedro.

- O Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap) apresenta nesta Sexta-feira Santa o espetáculo sacro “Jesus, o Filho do Homem”. Será a partir das 19h30, na área coberta ao lado da Igreja N. Sra. Aparecida, bairro Aparecida. A representação ocorre no Domingo de Páscoa, dia 09, após a Missa das 19h. Os ingressos custam o valor simbólico de R$5,00 (cinco reais).

- Na cidade de Santarém, a Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal, exibe o filme “A Paixão de Cristo”. Será no salão paroquial com início às 16h.



Colaborou: Marcos Breno – Setor Juventude

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top