03 ABR 2023

MEMÓRIA CÊNICA: Kabi Kaxi apresenta Paixão de Cristo nesta quarta-feira, 05

Memória Cênica apresentada em 2019. Foto: Jaime Carvalho - Pascom Sant'Ana

O Grupo Franciscano de Teatro KABI KAXI apresenta nesta Quarta-feira Santa, 05 de abril, a Memória Cênica da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Será a partir das 19h, na área livre do salão paroquial da comunidade de Sant’Ana, bairro Santana, em Santarém. A entrada é gratuita. O espetáculo, com duração de duas horas e meia, é sempre contextualizado com o tema da Campanha da Fraternidade ou outros temas da atualidade.

Desde 2020, o Grupo está sem apresentar a Memória Cênica, em decorrência da pandemia. Com o retorno este ano, os trabalhos começaram no mês de fevereiro com retiro espiritual, oficinas de preparação vocal e corporal, e, ensaios.

Ensaio do espetáculo que será apresentado no dia 05 de abril, Quarta-feira Santa. Foto: Jaime Carvalho - Pascom Sant'Ana

A equipe do espetáculo é composta de aproximadamente 70 pessoas, entre coordenação, técnica, músicos, cenário, figurino, divulgação, montagem e atores. Há pessoas de outras comunidades, paróquias e até de igrejas evangélicas.

Na apresentação, cada ator transmite com muita intensidade e emoção o seu personagem. Além disso, também são incluídas várias coreografias em algumas cenas.

Ao longo de 13 anos, o KABI KAXI vem escrevendo sua história, transformando vidas e abrindo caminhos e oportunidades para atuação no teatro, música e dança, elementos que compõem a ação evangelizadora do Grupo.

Atores do espetáculo atuam com muita emoção e intensidade. Foto: Jaime Carvalho - Pascom Sant'Ana

Desde 2010 o grupo realiza A Paixão de Cristo durante a Semana Santa com apresentações na Via-Sacra da comunidade Sant’Ana. No ano de 2015 o grupo mudou o modo de apresentação em apenas numa noite, denominado Espetáculo Sacro. Depois de algumas formações litúrgicas em 2017, o Kabi Kaxi apresenta-se como Memória Cênica, pois é o momento de recordar e reviver os passos de Jesus até o Calvário, a crucificação e Ressurreição, onde os atores, crianças, jovens, adultos e idosos, desempenham papéis importantes colocando seus dons a serviço da Arte e Evangelização.

Informações: Edilane Oliveira - Coord.  do Grupo Franciscano de Teatro Kabi Kaxi