06 MAR 2023

Arquidiocese define objetivo, diretrizes e prioridades para ação pastoral dos próximos quatro anos

Momento de votação no último dia da 9ª Assembleia de Pastoral

Os participantes da 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral definiram o objetivo geral, as diretrizes e as prioridades da ação evangelizadora da Igreja Particular de Santarém para os próximos quatro anos. As reflexões, avaliações, debates e decisões ocorreram de 3 a 5 de março na Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal, na cidade de Santarém.

Como objetivo geral, os delegados definiram: “Evangelizar, numa realidade amazônica cada vez mais diversa, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à sua plenitude.”

Seguindo como diretrizes para as ações pastorais dos próximos anos, os fiéis reunidos durante três dias consideraram o seguinte: “Reafirmando as chamadas ‘Diretrizes de Santarém’ (1972/2022), ratificamos a Encarnação na realidade, fundamentada na encarnação de Cristo, Verbo de Deus, e a Evangelização libertadora, cujo fundamento é o Mistério Pascal de Cristo, comprometido com a libertação integral da pessoa humana, como as duas grandes diretrizes para nortear toda a ação pastoral na Arquidiocese de Santarém, a fim de que o objetivo geral, estabelecido nesta Assembleia, seja alcançado.”

Ao aprovarem o objetivo geral e as diretrizes, os delegados decidiram por três prioridades a serem executadas nos próximos quatro anos. São elas: a Defesa da vida e dos povos da Amazônia; o Revigoramento e fortalecimento das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base); e a Evangelização das famílias e das juventudes.

Essas definições vão nortear a Ação Pastoral da Arquidiocese de Santarém nos próximos anos, sendo assumidos por todos os fiéis que compõem a Igreja local.

Missa com a presença da imagem peregrina de N. Sra. da Conceição

As atividades da 9ª Assembleia de Pastoral foram concluídas com a celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, e concelebrada por diversos padres. A missa contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém. Um momento de devoção e agradecimento.

Dom Irineu Roman avalia positivamente a Assembleia, e ressalta como marcante, pois é a primeira como Arquidiocese. “Que possamos agora recolher tudo aquilo que foi aprovado e começar a agir, colocar em prática para poder chegar ao povo afastado. Fazer realmente uma verdadeira missão, uma ação missionária na arquidiocese. Ir ao encontro das juventudes, também cuidar dos povos da Amazônia. Realizar este trabalho bonito que a nossa Arquidiocese de Santarém se propõe a partir desta 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral”, finalizou.

A partir dessas definições, será elaborado um plano de ação pastoral para ser executado em toda Igreja Particular de Santarém.

Participantes

Nesta Assembleia, 212 delegados foram inscritos, entre lideranças leigas, religiosas, padres e o arcebispo. Desses, efetivamente, teve-se a participação de 205 votantes.

Os delegados representaram as 12 regiões pastorais que envolvem as paróquias, áreas pastorais e comunidades, das áreas rurais e urbanas dos sete municípios que formam a Arquidiocese (Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha e Santarém).

Participantes da 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Confira mais:

Ecos da Assembleia

Vozes da Assembleia

9ª Assembleia Arquidiocesana em imagens

Podcast "9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral"

Nota de Solidariedade

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação