24 FEV 2023

Campanha da Fraternidade 2023: Abertura na Arquidiocese ocorre dia 1º de março

No dia 1º de março, quarta-feira, a Arquidiocese de Santarém abre oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) 2023. A programação será na Igreja São Sebastião, bairro Maracanã I, na Paróquia São Mateus, a partir das 19h com animação e acolhida das comunidades e, às 19h30 inicia a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.

A abertura em nível arquidiocesano é um momento que deve contar com a presença de padres, religiosos e religiosas, e os fiéis das comunidades da área urbana de Santarém.

A CF 2023 destaca o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A Campanha deste ano busca “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”. Além disso, pretende compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; desvelar as causas estruturais da fome no Brasil; indicar as contradições de uma economia que mata pela fome; mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida; estimular iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis.Image title

Formação sobre a CF 2023

Em janeiro deste ano, nos dias 14 e 15, a Arquidiocese promoveu uma formação sobre o tema e o lema da CF 2023 no Centro de Formação Emaús, com a presença de padres, religiosos e religiosas, e lideranças das 12 regiões pastorais da Arquidiocese de Santarém, além de representantes da Diocese de Óbidos.

A assessoria do encontro foi de responsabilidade do professor Mário Tito Almeida, do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e do Frei Rômulo Canto, da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, que conduziram a formação seguindo o método VER, ILUMINAR E AGIR. Também na formação, lideranças de organizações sociais puderam abordar seus trabalhos voltados para a agricultura familiar. Elas expuseram projetos e ações voltadas à produção de alimentos e organização da sociedade.

Foi um momento de trocas de experiência, conhecimento e vivência da fé. As lideranças retornaram às suas comunidades para multiplicar as aprendizagens desta formação.

Coleta da Solidariedade

Como gesto concreto da Campanha, a CNBB promove a Coleta Nacional da Solidariedade, sempre nas celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos. Os fiéis são motivadores a contribuírem, dentro de suas possibilidades, para esta iniciativa. Do total arrecadado, 60% do valor é destinado ao Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade. Os fundos destinam-se ao atendimento de ações e projetos sociais do país. Os recursos buscam anualmente atender às urgências.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela é vivenciada sempre durante a Quaresma. Este ano, o período quaresmal iniciou no dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, e segue até dia 2 de abril, Domingo de Ramos.