15 JUL 2024

Dois seminaristas serão ordenados diáconos nesta sexta-feira, 19, em Santarém

Os pré-diáconos Rafael Sanches e Ruan Freitas serão ordenados na Catedral Metropolitana de Santarém

Image title


A Arquidiocese de Santarém ganha dois novos diáconos nesta sexta-feira, 19 de julho. Os seminaristas Rafael Sanches e Ruan Freitas vão receber o primeiro grau do sacramento da Ordem, o diaconato, sob a imposição das mãos e prece de Dom Irineu Roman, Arcebispo de Santarém. A celebração vai ocorrer na Catedral Metropolitana de Santarém, às 19h, é a aberta a toda comunidade.

Após ordenados, Rafael e Ruan irão vivenciar um tempo como diáconos e, então, eles irão receber o segundo grau do sacramento da Ordem, o presbiterado, se tornando padres da Igreja Particular de Santarém.

Os diáconos ao ingressarem no ministério que lhes fora concedido pelo Bispo, terão como função primordial: o exercício da caridade entre o povo de Deus, o anúncio da Palavra e o serviço a mesa eucarística. Além disso, sendo concordes ao seu ministério, deverão obediência ao seu Bispo, a quem por excelência servirão. No exercício ministerial realizam sacramentos do Batismo, assistem casamento (dá a bênção aos noivos) e visitam os doentes. Lhes é restrito conduzir o rito eucarístico (ou seja, não podem presidir a missa), pois ainda não receberam o segundo grau da Ordem, que é o presbiterato.

Os jovens pré-diáconos, após o despertar vocacional, ingressaram no seminário e passaram por um profundo processo de formação, experiências, vivências, para estarem aptos a receberem o Sacramento da Ordem.  

Conheça um pouco da trajetória vocacional de Rafael e Ruan que se preparam para a ordenação diaconal. 


Rafael Luiz Sanches do Nascimento

Image title

Seminarista Rafael durante Celebração. Foto: Arquivo pessoal


Nasceu em Bragança, estado do Pará, em 20 de janeiro de 1996, mas ainda bem pequeno foi para Prainha, no Pará, onde viveu até o início de sua juventude. No ano de 2015, ao sentir que o chamado de Cristo estava tão forte em seu coração, Rafael decidiu aceitar de bom grado. Fez os encontros vocacionais ao longo do ano de 2015, no Seminário São Pio X, em Santarém, e no ano de 2016, ingressou no Seminário Propedêutico da então Diocese de Santarém.

“Em minha Paróquia de origem, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Prainha, me engajei através do grupo de coroinhas, e depois com alguns anos, fui para o grupo de jovens. Todo esse começo de aprendizado na vida eclesial foi me preparando para aceitar o convite de Cristo em minha vida”, contou Rafael.

Image title

Rafael em missão. Foto: Arquivo Pessoal


De 2017 a 2018, passou para a outra etapa formativa, a etapa do discipulado, ou seja, dos estudos filosóficos, no Seminário São Pio X, em Santarém. “Nesse período de estudos filosóficos, em alguns momentos pensei em desistir, porém, o Nosso Senhor Jesus Cristo não deixou que eu perdesse o ânimo, pois Ele sempre estava presente nas minhas aflições”, revelou Rafael.

Ao terminar a etapa do discipulado, em 2019, ele fez um estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Distrito do Lago Grande do Curuai/ Santarém–PA). No ano de 2020, começou a etapa da configuração em Belém-PA e, em 2023, concluiu o curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Católica de Belém.

Image title

Seminarista Rafael terminou o discipulado em 2019. Foto: Arquivo pessoal


Atualmente, Rafael está fazendo o estágio pastoral, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Prainha. 

“Admito que nem todos os momentos foram fáceis nessa caminhada vocacional, mas o conforto do Bom Pastor sempre me fortaleceu e encorajou-me a seguir em frente. Além disso, nessa caminhada também pude sentir o aconchego de mãe por parte de Nossa Senhora, pois ela sempre esteve presente em minha caminhada como aquela mãe que cuida de seu filho com o maior cuidado do mundo”, finalizou Rafael.


Ruan Patrick Rocha de Freitas

Image title

Ruan presidindo a celebração da Palavra. Foto: Arquivo Pessoal


Nascido em 11 de novembro de 1996, na cidade de Macapá–AP, a sua caminhada vocacional se deu no ano de 2016, especificamente nos meses de agosto a novembro, motivado pelas irmãs Franciscanas Angelinas e pela necessidade eclesial de ministros ordenados. No ano de 2017, ingressou no Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, tendo como reitor o Padre Alessandro Miranda Pinto. Em 2018, ele iniciou a parte do discipulado, ou seja, os estudos em filosofia, no Seminário Maior São Pio X, tendo como reitor o padre Rubinei Valente Coelho.

No ano de 2020, Ruan deu início à sua formação teológica, já na cidade de Belém, de início no Seminário São João Paulo II de Marabá e depois no Seminário Provincial Imaculada Conceição, a contar novamente com o auxílio formativo do padre Rubinei. Após o término dessas fases, ele foi designado pelo então Arcebispo Arquidiocesano, Dom Irineu Roman, a desenvolver seu estágio Pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Vila do Curuai, Região do Lago Grande, que possui 64 comunidades.

Image title

Seminarista Ruan conduzindo formação. Foto: Arquivo pessoal


Ruan conta como foi seu despertar vocacional: “Começou desde criança, quando vi a figura do sacerdote erguendo a Hóstia e o Cálice, depois, na vivência da comunidade, fui entendendo a necessidade de ter outros padres para suprir as ausências de sacerdotes nas comunidades”.

A vivência formativa para Ruan “foi um tempo oportuno para conhecer a Igreja, a Cristo e principalmente a mim mesmo. E assim pude entender o propósito do chamado em minha vida”.

Sobre a expectativa para este novo momento de sua vida, que antecipa o presbiterado, Ruan afirma que: “A expectativa é altíssima, pois o Ministério me lança ainda mais para dentro da proposta cristã do serviço”.

Image title

Ruan também em momento de formação na comunidade. Foto: Arquivo pessoal


Transmissão

A Ordenação Diaconal de Rafael e Ruan também será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural – FM 91.1, TV – Encontro – Canal 26.1 e redes sociais: facebook e youtube).

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top