Pastoral Socioambiental

Mais Informações

A Pastoral Socioambiental (antiga Pastorais Sociais) é presença solidária da Igreja junto às situações onde a dignidade e a vida estão ameaçadas e expressam o amor preferencial de Deus pelos mais humildes e pobres. Ela é uma voz profética do reino de Deus, e questiona as estruturas injustiças da sociedade, indo às causas dos problemas sociais. Procura responder com ações transformadoras, que se identificam com atitudes complementares e interligadas:

- A sensibilidade para com as pessoas mais sofridas e abandonadas;

- A espiritualidade libertadora que revela o chamado para o seguimento de Jesus na construção de um mundo justo e solidário.

No exercício de sua missão, a Pastoral Socioambiental promove abertura e diálogo com a sociedade, constituindo-se uma atitude essencial para o trabalho missionário e pastoral de toda a Igreja.

Seu objetivo é, através de serviços específicos, tornar presente a Justiça do Reino na sociedade e na história.

Podemos dizer que a Pastoral Socioambeintal é um tesouro e precisa ser cuidada e cultivada como um dom de Deus à sua Igreja e a todo o seu povo.

Na Arquidiocese, o coordenador da Pastoral Socioambiental é o Frei João Messias da Silva Sousa com um mandato iniciado em 1º de setembro de 2024, com duração de três anos.

Fazem parte da Pastoral Socioambiental de Santarém:

- Pastoral do Menor

- Pastoral Carcerária

- Pastoral da Criança

- Pastoral da Sobriedade

- Pastoral da Aids

- Pastoral da Saúde

- Pastoral da Pessoa Idosa

- Pastoral Hospitalar

- Cáritas

- Comissão Justiça e Paz (CJP)

- Comissão Pastoral da Terra (CPT)