24 SET 2024

Carta final do 8º Encontro Arquidiocesano das CEB's

Confira abaixo a carta final do 8º Encontro Arquidiocesano das CEB's publicada nesta terça-feira, 24, pela Equipe de Animação das CEB's da Arquidiocese de Santarém:

Carta Conclusiva do 8º Encontro Arquidiocesano das CEBs

Nós, participantes do 8º Encontro Arquidiocesano das CEB's da Igreja de Santarém, da Casa Comum estabelecida na Paróquia de São Francisco do Caranazal, saudamos com alegria e muito afeto as irmãs e os irmãos de todas as regiões pastorais da nossa imensa Arquidiocese, que sonham construir nossas CEBs como Igreja em saída em busca da Vida Plena. Somos cerca de 400 pessoas, vindas das diversas regiões pastorais da Arquidiocese, durante três dias - 20 a 22 de setembro de 2024 - armamos nossas tendas nas cincos regiões pastorais da cidade de Santarém, navegando pelos rios: Tapajós, Amazonas, Arapiuns, Maicuru e Curuá-Una, olhamos e refletimos sobre a realidade amazônica - iluminados pela Palavra de Deus - apontamos luzes para a caminhada das CEBs da nossa arquidiocese para os próximos anos.

A partir da realidade atual, urge olhar o mundo com os olhos dos pobres e dos marginalizados, superar a indiferença diante de um modelo econômico que oprime nosso povo. O grito do planeta não pode continuar sem ser ouvido, pois nossas comunidades sentem os reflexos desse clamor. Se faz urgente nossas CEB’s cada vez mais atuar na defesa da Casa Comum!

Neste encontro, reafirmamos que as CEB’s - Comunidades Eclesiais de Base -, "um jeito de ser Igreja", são herdeiras do Projeto de Jesus de Nazaré, irmãs e irmãos de caminhada que se encontram nas casas para que, alimentados pela Palavra, possam testemunhar o compromisso com a vida. Comunidades que experimentam uma nova economia solidária e fraterna, vivem a Eucaristia para se fortalecerem na luta pela transformação da sociedade da Vida Plena que depende do cuidado da mãe Terra, sustentadas na oração, assumem seu protagonismo laical na sinodalidade eclesial.

À luz da Palavra de Deus refletida em nossas tendas, como CEB's assumimos plenamente a nossa identidade, como Igreja que se aproxima, como lugar do encontro, da acolhida, de valorização laical e da ligação da fé com a vida, exercendo o profetismo diante das realidades de morte que nos rodeiam, na defesa da vida e do Evangelho da Criação.

Apontamos como passos concretos a necessidade de um processo de formação integral continuada, a elaboração de métodos e dinâmicas atuais para as nossas comunidades, uma rede de articulação e interação entre as CEB’s e sendo presença ativa nos projetos que promovam e defendam a vida.

Pedimos que por intercessão de São José, patrono da Igreja e das famílias, sejamos fermento na ação evangelizadora de nossa Arquidiocese. Que Nossa Senhora da Conceição, Mãe das comunidades, exemplo de discípula missionária, continue nos inspirando como CEB’s nos rios da evangelização, a sermos uma Igreja em saída!

Santarém, 22 de setembro de 2024.

Participantes do VIII Encontro Arquidiocesano das Cebs