A Rádio Rural Santarém, é uma concessão de radiodifusão feita pelo Governo Brasileiro à Arquidiocese de Santarém. Em 12 de fevereiro de 2023, a Rural saiu do sinal AM 710 e iniciou sua nova fase se tornando uma rádio FM com o sinal 91.1.
Histórico
A emissora é entidade da sociedade civil, intitulada Rádio Emissora de Educação Rural Santarém Ltda., com sede e foro em Santarém, Estado do Pará, fundada no dia 31 de maio de 1960 e inaugurada no dia 05 de julho de 1964, sob a direção inicial de Frei Juvenal, Nestor e Osmar Simões.
O acontecimento se tornou um marco da comunicação na Amazônia. Surgia um instrumento pelo qual os amazônidas podiam trocar recados, homenagear seus familiares ou amigos, receber informações e principalmente, aprender a ler.
Sua missão sempre foi democratizar a comunicação radiofônica na Amazônia, para que a população regional possa adquirir consciência crítica e cidadã diante da vida pessoal, familiar e na sociedade.
Visão
A visão de mundo da emissora é a de um mundo onde as pessoas sejam solidárias, lutem por dignidade sua e dos outros e que a vida esteja acima de qualquer outro valor terreno.
Fundação
A Rádio Rural AM, inspirada pelo espírito educador de Dom Tiago Ryan, tornou-se instrumento pedagógico, usado pelo Movimento de Educação de Base (MEB) para alfabetizar e dar os cinco anos primários a milhares de jovens e adultos do meio rural e cidades vizinhas da região.
Redes Sociais
Facebook: @radioruralstm
Instagram: @rural91.1fm