09 JUL 2024

Setor Juventude realiza 1ª Assembleia Arquidiocesana Juvenil de 26 a 28 de julho

O Setor Juventude da Arquidiocese de Santarém promove a 1ª Assembleia Arquidiocesana Juvenilde 26 a 28 de julho, no Centro de Formação Emaús, cidade de Santarém. A ação é uma atividade do Plano Arquidiocesano de Pastoral.

Devem participar dois jovens líderes representantes de cada Paróquia e Área Pastoral da Arquidiocese, e dois jovens líderes que já representam a expressão ou movimento no Setor Juventude: Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral Catequética – Crisma, Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), Ministério Universidades Renovadas (MUR), Ministério de Acólitos e Coroinhas, Comunidade Católica Shalom, Serviço de Animação Vocacional, Seminário São Pio X, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Juventude Quilombola, Juventude Indígena e Congregações Religiosas que trabalham diretamente com as juventudes nas escolas.

Em carta enviada às representações para esta Assembleia, foi afirmado que: “Contemplando a realidade juvenil e desejando oferecer luzes ao serviço junto aos jovens, consideramos urgente a Evangelização das Juventudes para refleti-la à luz da Palavra de Deus e conhecer, aprofundar o Magistério da Igreja, em particular no pontificado do Papa Francisco, aprofundar a importância da comunhão e da pertença sinodal à Igreja, além de celebrar a fé e a caminhada missionária das juventudes em vista de um trabalho mais eficiente com base no Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil ‘Ao Seu Lado’”.A carta é assinada por Dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém; padre Cleonildo Paulo, coordenador arquidiocesano de Pastoral; e Marcos Moraes, coordenador do Setor Juventude.

O Plano “Ao Seu Lado” está organizado em quatro eixos temáticos: “Formação”, “Vocação e missão”, “Estruturas de acompanhamento e assessoria” e “Cidadania: casa comum e dignidade humana”. Esses eixos apontam urgências para a Pastoral Juvenil e apresentam linhas de ação na evangelização das juventudes.

Ainda na carta, destaca-se que a presença de jovens participantes “será evidente sinal do seu carinho para com a ‘parcela mais sensível e preciosa da sociedade’ (Dom Bosco). Que o Espírito Santo, que tudo santifica e fecunda, nos conceda a graça de uma generosa semeadura pastoral. Conservemos o otimismo e a ousadia pastoral.”

Inscrições abertas

As inscrições para a 1ª Assembleia Arquidiocesana Juvenil continuam abertas e podem ser feitas na recepção do Centro Arquidiocesano de Pastoral, anexo ao complexo da Catedral Metropolitana, ou de modo virtual pelo link https://docs.google.com/forms/d/1wmzlzaa-awAMHwtDBQ1ollWoZaWI6VLOkh_pY4G3_kM/edit?. A faixa etária dos participantes deve ser de 16 a 29 anos. Menores de idade deverão apresentar termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis. A coordenação disponibiliza o termo.

Clique AQUI e confira a carta-convite que consta os detalhes sobre a assembleia, o que cada participante deve levar para a Assembleia, as orientações de participação e o termo de autorização para os menores de idade.