27 MAR 2024

Recitais, vias-sacras, procissões e espetáculos sacros na Arquidiocese

Image title

Procissão do Senhor Morto 2023 nas ruas da área paroquial de N. Sra. da Conceição. Foto: Pascom Catedral



Na Semana Santa, várias comunidades, paróquias e áreas pastorais realizam vias-sacras, procissões, recitais e espetáculos sacros para fazer memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Confira abaixo a programação a partir desta Quarta-feira Santa:


27 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA SANTA


- 11º Recital da Paixão

O coral jovem da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Santarém, promove nesta Quarta-feira Santa, dia 27 de março, o 11° Recital da Paixão de Cristo. Será na Igreja de Fátima, às 19h30, com entrada franca. Este vai ser um momento de Oração e Reflexão sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

- Memória Cênica da Paixão de Cristo -  Kabi Kaxi

O Grupo Franciscano de Teatro KABI KAXI apresenta nesta Quarta-feira Santa, 27 de março, Quarta-feira Santa, a Memória Cênica da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Será a partir das 19h, na área livre do salão paroquial da comunidade de Sant’Ana, bairro Santana, em Santarém. A entrada é gratuita. O espetáculo, com duração de duas horas e meia, é sempre contextualizado com o tema da Campanha da Fraternidade ou outros temas da atualidade

Clique AQUI e saiba mais.


29 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA SANTA


- Via-sacra e Procissão do Encontro (Catedral e N. Sra. das Graças)

As comunidades da Catedral Metropolitana de Santarém e de N. Sra. das Graças realizam nesta Sexta-feira Santa, 29, a Via-sacra para refletir sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, às 8h, na Praça das Flores. Logo após, às 9h, inicia a Procissão do Encontro das imagens de N. Sra. das Dores e do Senhor dos Passos. Da praça das Flores sairá a procissão com a imagem de N. Sra. das Dores fazendo o seguinte trajeto: Rua Bartolomeu de Gusmão, Trav. Moraes Sarmento e Av. Borges Leal, onde se encontrará com a imagem do Senhor dos Passos na Igreja N. Sra. das Graças. Após o encontro, terá uma palavra do pároco. Depois, a procissão seguirá com as duas imagens até a Catedral onde terá o Sermão das 7 Palavras de Jesus, ao meio-dia.

- Procissão do Senhor Morto (Catedral e N. Sra. das Graças)

Nesta Sexta-feira Santa, 29, as comunidades da Catedral Metropolitana e de N. Sra. das Graças realizam a Procissão do Senhor Morto. Será após a Celebração da Paixão de Cristo na Catedral, que inicia às 15h.

Está previsto que a Procissão do Senhor Morto sairá às 17h. Ela fará o seguinte trajeto: Saindo da Catedral – Avenida Barão do Rio Branco – Rua Wilson Fonseca (Passinho 01 – casa Ronan Liberal) – Rua João Otaviano de Matos (Passinho 02 – Renato e Enoe) – Av. Rui Barbosa (Passinho 03 – A&C e Passinho 04 – Dona Gracil) – Francisco Corrêa (Passinho 05 – Família Fonseca) – Siqueira Campos (Passinho 06 – Casarão da Família Campos) – encerrando na Catedral (Passinho 07).

- Procissão do Senhor Morto - Prainha

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, município de Prainha, realiza nesta Sexta-feira Santa, 29, a Procissão do Senhor Morto que está prevista para iniciar às 16h30.

- “A Paixão de Cristo sob o olhar de uma mãe: Maria” – Mojuí dos Campos

O Grupo de Teatro “Arte e Missão”, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no município de Mojuí dos Campos, apresenta este ano o espetáculo musical “A Paixão de Cristo sob o olhar de uma mãe: Maria”. Será na Sexta-feira Santa, 29 de março, e no Domingo de Páscoa, 31 de março, às 19h30, ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio. A entrada é gratuita.

Clique AQUI e saiba mais.

- Espetáculo Sacro “Jesus, o Filho do Homem” – Grutap

O Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap) apresenta este ano a 17ª edição do Espetáculo Sacro “Jesus, o Filho do Homem”, com o tema “Confiai no Senhor e fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). As apresentações serão em dois dias, na área coberta ao lado da Igreja N. Sra. Aparecida, bairro Aparecida, na cidade de Santarém: a primeira na Sexta-feira Santa, 29 de março, às 19h30, e a reapresentação no Domingo de Páscoa, 31 de março, após a celebração das 19h da igreja de Aparecida.

Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 5,00, na secretaria da paróquia de Aparecida, em horário comercial, ou à noite com os atores, ao lado da igreja, durante os ensaios.

Clique AQUI e saiba mais.

- Recital da Paixão e Ressurreição - MCC

O Núcleo da Saúde do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) promove este ano o retorno de uma tradição de reflexão e celebração espiritual com o Recital da Paixão e Ressurreição, marcado para o dia 29 de março, Sexta-feira Santa, na Casa de Cultura, às 19h30.

O evento tem um valor acessível de R$10,00. Os ingressos estão disponíveis em pontos de venda selecionados, incluindo a Livraria dos Anjos e BN Noivas, assim como podem ser adquiridos diretamente com membros do Núcleo da Saúde.

Clique AQUI e saiba mais.

- Teatro Sacro da Paixão de Cristo - Prainha

Em Prainha, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, acontece nesta Sexta-feira Santa, 29, o Teatro Sacro da Paixão do Senhor. Será a partir das 20h30, na praça da Igreja Matriz de N. Sra. das Graças.

- Vias-sacras na Sexta-feira Santa

- Na Paróquia de Cristo Libertador, Região 2 de Pastoral, cidade de Santarém, haverá via-sacra nas comunidades de:

  • São Paulo Apóstolo - 07h
  • São João Batista - 07h30
  • Santana - 08h
  • Nossa Sra. do Livramento - 08h
  • Cristo Libertador - 08h
  • Divino Espírito Santo - 08h
  • São Francisco de Assis - 08h30
  • São José Operário - 08h30

  • - Na Paróquia São João Batista, no bairro Jardim Santarém, terá via-sacra nesta Sexta-Feira Santa a partir das 7h com o seguinte trajeto: Av. Bartolomeu de Gusmão (nº 2905), Rua Verbena com Beco Hortência, Rua Verbena com Orquídea, Rua Hortência com Margarida, Rua Alameda 12, Rua Verbena, Rua Angélica, Colégio General Ludwig, Rua Papoula com Violeta, Rua Bartolomeu de Gusmão com Arapiuns, Ginásio Poliesportivo, Av. Irurá até a Igreja de São João Batista.

    - A Paróquia N. Sra. Aparecida, bairro Aparecida, realiza a via-sacra a partir das 7h pelas ruas do bairro, com o seguinte trajeto: Igreja de Aparecida, Av. Marechal Rondon, Trav. Assis de Vasconcelos, Av. Presidente Vargas, Trav. 7 de Setembro, Av. Marechal Rondon e Igreja de Aparecida.

    - A Paróquia Santíssimo Sacramento, no bairro Santíssimo, também realiza via-sacra na Sexta-feira Santa pela manhã, a partir das 7h, pelas ruas do bairro.

    - Na Igreja N. S. do Perpétuo Socorro, bairro Cambuquira, terá via-sacra encenada a partir das 7h.

    - A comunidade Santa Clara, no bairro Caranazal, haverá via-sacra a partir das 7h30, saindo da ponte do Mapiri e seguirá até a igreja de Santa Clara.

    - Na Paróquia N. Sra. de Fátima, bairro Fátima, a partir das 8h saindo da Igreja e seguindo pela Trav. Professor Carvalho, Av. Mendonça Furtado, Trav. 2 de Junho, Av. São Sebastião, Trav. Felisbelo Sussuarana, Av. Rui Barbosa, Trav. Prof. Carvalho e Igreja de Fátima.

    - Já a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro Jardim Santarém, realiza a via-sacra a partir das 7h30. Depois, acontece a procissão do Encontro das imagens de N. Sra. das Dores e Bom Jesus dos Passos. O cortejo dos homens com a imagem de Bom Jesus dos Passos sairá da comunidade Pétalas de Santa Terezinha e o cortejo das mulheres com a imagem de Nossa Senhora sairá da comunidade Nossa Senhora da Rosa Mística.

    - Na comunidade de N. Sra. do Perpétuo Socorro, bairro Liberdade, terá via-sacra encenada dentro da igreja com início às 8h30.

    - A Igreja Menino Jesus, bairro Mapiri, realiza Via-Sacra das 14h às 16h30 pelas ruas do bairro com o seguinte trajeto: Rua Mapiri, Trav. Presidente Kennedy, Av. São Sebastião, Trav. Campos Sales, Rua Mapiri até a Igreja.

    - Pela tarde, a Paróquia Sagrada Família, no bairro Aeroporto Velho, realiza a via-sacra encenada pelo Grupo de Jovens Joacc. Será após a Celebração da Paixão de Cristo, que inicia às 15h. A Via-Crúcis sairá da igreja e percorrerá por diversas duas ruas do bairro e encerrará na praça da igreja.

    - No bairro Bela Vista, em Santarém, a Igreja São José terá via-sacra na Sexta-feira Santa a partir 15h, e encerrará na igreja Santo Antônio, bairro Ipanema II.  

    - Na Igreja Santo Expedito, bairro Alvorada, a via-sacra ocorrerá após a celebração da Paixão de Cristo, que inicia às 15h, A Via-Crúcis será encenada pela Juventude da área. 

    - No bairro Esperança, a Paróquia São Simão Pedro realiza a via-sacra encenada pelas ruas do bairro a partir das 16h20.

    - Em Alter do Chão, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde a via-sacra será às 14h.

    - Na Paróquia São Mateus, na área do Maracanã tem via-sacra nas seguintes comunidades na Sexta-feira Santa:

    • 13h30 - Igreja São Sebastião, bairro Maracanã I
    • 13h30 – Igreja Cristo, bairro Nova Vitória
    • 14h – Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Elcione Barbalho
    • 14h - Igreja Jesus, o Bom Pastor, bairro Salvação do Juá

    - No Planalto Santareno, a via-sacra da Paróquia São José inicia às 14h.

    - A Paróquia N. Sra. de Nazaré, na Região do Lago Grande, realiza a via-sacra na Igreja Matriz a partir das 14h.

    - Em Monte Alegre, terá via-sacra na Sexta-feira Santa a partir das 6h saindo da Igreja Santo Antônio e seguirá até a Igreja Matriz de São Francisco. Mais tarde, após a celebração da Paixão, que inicia às 15h, terá a Procissão do Senhor Morto até a Capela do Bom Jesus dos Passos na praça da Matriz.


    31 DE MARÇO - DOMINGO DE PÁSCOA


    - “Santíssima Paixão” – Grupo Dom

    O Grupo de Artes Dom, da Paróquia Santíssimo Sacramento, em Santarém, apresenta no Domingo de Páscoa,31 de março, o espetáculo sacro “Santíssima Paixão”. Será a partir das 19h, em frente à igreja do Santíssimo Sacramento, bairro Santíssimo.

    Compartilhe esta publicação

    Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

    Top