19 MAI 2023

Combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes: ações são realizadas na Arquidiocese

Panfletagem realizada no dia 18 de maio, quinta-feira. Foto: Divulgação

Para combater a violação dos direitos sexuais e exploração de crianças e adolescentes, a Pastoral do Menor Arquidiocesana, a Cáritas Arquidiocesana e o projeto Içá Ação e Proteção da Cáritas do Regional Norte 2 da CNBB promovem várias ações na cidade de Santarém. A iniciativa também é desenvolvida com apoio da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. A intenção é alertar a sociedade desta realidade que não pode ser omitida, ela deve ser denunciada. No Brasil, o dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As ações começaram na terça-feira, dia 16, com a realização de um encontro para catequistas das comunidades da Área Santa Paulina, na região 5 de Pastoral, alertando sobre essa triste realidade que muitas crianças e adolescentes passam, mas que precisa ser combatida. Eles também foram orientados a identificar os prováveis comportamentos de menores vítimas desses crimes e como agir em casos de suspeitas. Esta iniciativa é uma preocupação que a Igreja Católica tem para proteger as crianças e adolescentes.

Formação realizada com catequistas da Área Santa Paulina no dia 16 de maio. Foto: Divulgação

Já nesta quinta-feira, 18, dia da mobilização, houve uma panfletagem no bairro Conquista, em parceria com o Núcleo Pastoral do Menor da Área Santa Paulina, onde foram distribuídos folders que esclarecem o que é a violência sexual, o que é a Rede de Proteção, como denunciar, dentre outras informações necessárias para impedir que crianças e adolescentes tenham sua dignidade violada. Como parte da programação, na noite desta quinta-feira, a Pastoral da Juventude da área promoveu uma roda de conversa sobre a problemática.

Neste sábado, dia 20, as ações continuam com a realização de Rodas de Conversas e Atividades com as Crianças para alertar sobre esses perigos. A programação inicia às 14h e haverá três rodas de conversas: uma com crianças, outra com adolescentes e outra somente com os pais. Será no Núcleo da Pastoral do Menor do bairro Elcione Barbalho (Trav. D, nº 369 – Frente ao campo Arena do Tapajós). Depois, às 17h, ocorrerá uma caminhada por algumas ruas do bairro, com panfletagem e carro som.

Encontro com jovens da Área Santa Paulina. Foto: Divulgação

As ações continuam na próxima semana. No dia 26 de maio inicia-se um ciclo de formação sobre a problemática, para todos os servidores da Escola Aldo Ferreira Campos, no bairro Alvorada. O encontro começa às 15h30. Depois, no dia 27, terá uma Roda de Conversa com os cuidadores e educadores da Cáritas e da PaImage titlestoral do Menor. Este encontro vai ocorrer no Núcleo da Pastoral do Menor do bairro Mapiri, às 16h30.

Sobre o 18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no ano 2000 pelo projeto de lei de nº 9.970/2000. A motivação dessa lei foi por causa do assassinato da criança Araceli, em Vitória, no Espírito Santo. Na época, ela tinha oito anos e foi violentada, drogada e morta por jovens no dia 18 de maio de 1973.

Saiba mais: Painel Integrado “Uma comunicação em defesa da vida das Crianças e Adolescentes