Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC)

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), está presente no Oeste do Pará desde 1969. Por iniciativa do bispo prelado Dom Tiago Ryan, realizou-se no período de 9 a 12 de janeiro o I Cursilho para homens da Prelazia de Santarém. Foram convidadas lideranças paroquiais e de outros segmentos sociais para participar da experiência de um estudo sobre Jesus Cristo, seus projetos e os desafios para os discípulos atuais.

Hoje em dia, o MCC atua como um movimento da Igreja Católica, distribuído em 16 Núcleos de Comunidades Ambientais, presentes em Santarém, Alter do Chão, Belterra, Mojuí dos Campos e Monte Alegre, inseridos na sociedade de forma a fomentar o Evangelho entre leigos que buscam a vivência do fundamental cristão fortalecidos pela experiência e demonstração desta transformação em suas vidas.

O que fazemos?

Além das atividades exercidas pelos Núcleos de Comunidades Ambientais, o MCC realiza anualmente retiros para crianças e adolescentes abertos a todo o público da Arquidiocese. Além da realização anual de Cursilhos para Adultos e para jovens.

O MCC também realiza atividades solicitadas pela Arquidiocese, como o projeto de Evangelização no Residencial Salvação, celebrações em comunidades e até mesmo retiros para adolescentes de escolas católicas em Santarém.

No primeiro sábado de cada mês o MCC é responsável pela Celebração Eucaristica na Catedral de Nossa Senhora da Conceição e no terceiro domingo de cada mês na Paróquia São Sebastião.

Como participar?

Para fazer o cursilho você deve ser maior de idade, batizado e convidado por um membro ativo do Movimento, que esteja em dias com seus compromissos no MCC.

Após o retiro de três dias, o mais novo cursilhista é convidado a ingressar em algum dos Núcleos de Comunidades Ambientais e assim fazer parte assiduamente das atividades do movimento.

Toda as terças-feiras é realizada a Escola Vivencial onde o aprendizado necessário para a continuidade da caminhada seja aprimorada e você possa ter ferramentas necessárias para a jornada de um cristão comprometido.