Coordenação Arquidiocesana de Pastoral

Segundo o Diretório da Arquidiocese de Santarém, publicado em 2006, a Coordenação de Pastoral da Arquidiocese tem por finalidade criar relações, facilitar a participação, desenvolver a sociabilidade, levar a cooperação, comprometer na corresponsabilidade , realizar a interação e tornar eficaz o conjunto da pastoral.

3.3.1 Atribuições da Equipe de Coordenação

a) Planejar e apresentar proposta de pauta para as reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, a partir de consultas às Coordenações Regionais e equipes de Pastoral;

b) Encaminhar e executar as determinações do Conselho de Pastoral;

c) Acompanhar as Coordenações Regionais, criando uma prática de avaliação, solidariedade e comunicação;

d) Acompanhar, a partir do plano de pastoral, os trabalhos das Equipes;

e) Encaminhar a realização da Assembleia Arquidiocesana, a partir das orientações do Conselho Arquidiocesano de Pastoral;

f) Coordenar o conjunto da Pastoral da Arquidiocese;

g) Acompanhar a administração financeira da Pastoral Arquidiocesana, e do Centro de Treinamento Emaús;

Observação: O Coordenador de Pastoral da Arquidiocese tem como função primeira zelar pelo cumprimento dessas atribuições; e para tanto deve evitar compromissos que dificultem o cumprimento desta missão.

3.3.2 Composição da Equipe de Coordenação:

A Equipe de Coordenação é composta dos seguintes membros:

a) Bispo Arquidiocesano e seu auxiliar

b) Vigário Geral;

c) Coordenador de Pastoral;

d) Ecônomo da Arquidiocese;

e) Coordenador da Pastoral da Comunicação;

f) Coordenador da Pastoral Rural;

g) Coordenador da Pastoral Urbana;

h) Coordenador da Pastoral Social

i) Dois leigos(as)membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral;

j) Um representante do secretariado dos movimentos eclesiais

g)Um representante da Pastoral da Juventude.