01 FEV 2023

Novo Bispo Auxiliar para Arquidiocese de Belém

Sua Santidade o Papa Francisco nomeou na manhã de hoje, 01 de fevereiro, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, o Padre Paulo Andreolli. Natural da Itália, nascido em 16 de dezembro de 1972, ordenado sacerdote em 17 de setembro de 2000. Desde 2007 atua no Estado do Pará.

Sua ordenação episcopal acontecerá no dia 15 de abril de 2023, sábado da Oitava da Páscoa, às 09h, na Catedral Metropolitana de Belém, em Solenidade presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. No mesmo ato o novo bispo já assumirá as funções do episcopado, atuando ao lado de Dom Antônio de Assis Ribeiro, também Bispo Auxiliar e do Arcebispo.

A sua nomeação foi divulgada oficialmente por Dom Alberto, na manhã de hoje, dia 1º de fevereiro, mediante pronunciamento ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese, antes da missa de abertura do Ano Acadêmico da Faculdade Católica de Belém. Também estiveram presentes o próprio Padre Paulo Andreolli, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e sacerdotes da Arquidiocese.

Em seu pronunciamento o Arcebispo diz que “Padre Paulo Andreolli, Sacerdote Missionário Xaveriano, vem somar a Dom Antônio e a mim na disposição do serviço ao Povo de Deus. Que seja bendito o que vem em nome do Senhor!”.

Vida e Missão

Padre Paulo Andreolli nasceu no dia 16 de dezembro de 1972, filho de Mario Andreoli e Giuliana Conte. Fez a primeira profissão religiosa em 21 de agosto de 1994 e a profissão perpétua no dia 05 de março de 2000. Foi ordenado Diácono no dia 06 de março de 2000 e presbítero no dia 17 de setembro do mesmo ano. De 2000 a 2007 atuou na Animação Missionária e Vocacional e Coordenação de COMIPAs numa área pastoral da Diocese de Milão – Itália. De 2007 a 2013, foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Félix do Xingu – PA, Prelazia do Xingu. De 2013 a 2017, foi Pároco na Paróquia de Tucumã – PA, Prelazia do Xingu. Trabalhou de 2017 a 2019 na Animação Missionária e Vocacional com os Xaverianos e no COMIRE Norte 2 e colaborou na CRB, Subnúcleo 2 em Belém – PA.

Texto e foto: Arquidiocese de Belém