11 AGO 2022

Imagens peregrinas são abençoadas e entregues a padres da Arquidiocese de Santarém

Por conta da demanda, o número de imagens passou de 50 para 85.

Dom Irineu Roman abençoando imagens peregrinas de N. Sra. da Conceição. Foto: Equipe de Fotografia da Festa da Conceição 2022

“É uma grande honra ser visitada pela mãe do meu Senhor!” (Lucas 1, 43). As palavras proferidas por Isabel a Maria são as mesmas que muitas famílias, devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição, proferem ao receberem a visita da imagem peregrina.

As imagens foram abençoadas na celebração Eucarística desta quinta-feira (11), presidida pelo Arcebispo Dom Irineu Roman e concelebrada pelo bispo coadjutor da Diocese de Bragança, Dom Raimundo Possidônio, e pelos demais padres da arquidiocese no elevado da Praça da Matriz. Ao final, os padres responsáveis de cada Paróquia receberam as imagens que serão encaminhadas às famílias durante a peregrinação.

Neste ano, a quantidade de imagens passou de cinquenta (50) para oitenta e cinco (85). “aumentamos o número de imagens para atender o pedido das comunidades, das paróquias e dos padres, em ter uma forma de aumentar o número de visita às famílias,” declarou Amauri Aguiar, coordenador da festa.

Segundo Pe. Ruy Barbosa, cura da Catedral e diretor da festa, as visitas são uma forma de preparar o coração para o grande Círio de Nossa Senhora da Conceição, que neste ano será na forma tradicional, saindo da Igreja de São Sebastião até o Elevado da Praça da Matriz.

Momento de entrega das imagens após a missa. Foto: Equipe de Fotografia da Festa da Conceição 2022

O tema da festa em 2022 é “Maria Imaculada, ensina-nos a caminhar em comunhão com a Igreja”. Pe. Sidney Canto, diretor assistente destacou que Maria é mãe e também educadora de Jesus, e que neste sentido temos de ficar atentos em cada visita para também acolher esses ensinamentos que estão presentes no Evangelho.

“Maria é mãe de Jesus, mas Maria também é educadora de Jesus, e nesse sentido nós somos convidados na peregrinação deste ano a acolher Nossa Senhora que vem visitar as famílias, que visita também as instituições de nossa Arquidiocese com esta Mãe Educadora. Mas o que Maria ensina de verdade? Existe uma frase no Evangelho dita por Maria que é muita significativa para nós católicos “Façam tudo o que Ele vos disser”, e fazer tudo o que Jesus diz, é estar, então, em comunhão com o Evangelho de Cristo, e estar em comunhão com Evangelho é estar em comunhão com a Igreja de Cristo que é anunciadora do Evangelho”, declarou.

Pe. Sidney ressaltou ainda, que “cada pessoa é convidada a ser na sua casa um educador do Evangelho e discípulo de Jesus, e a vivenciar o Sínodo em comunhão com toda a Igreja”.

As peregrinações iniciam no próximo dia 16 de agosto e seguem até o final do mês de outubro. As famílias interessadas em receber as visitas devem buscar informações de como proceder na secretaria da paróquia da sua região, ou na comunidade da qual faz parte. As instituições públicas e privadas, que desejarem receber a imagem peregrina, devem fazer a inscrição na Secretaria da Paróquia da Catedral, em horário Comercial, ou pelo telefone (93) 99222-1377.

Bênção dada por Dom Irineu Roman. Foto: Equipe de Fotografia da Festa da Conceição 2022

Por Joelma Viana – Equipe de Imprensa do Círio 2022

Setor 1 – Comunicação: Sabrina Di Paula – diretora responsável