02 JUL 2021

Produção de medicamentos fitoterápicos: Arquidiocese firma convênio com Ufopa

A Arquidiocese de Santarém, através da Cáritas Arquidiocesana em parceria com a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella, e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), através do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), firmaram convênio nesta sexta-feira, 2, do Plano “Promoção da Saúde Mental em Momentos de Pandemia através da Fitoterapia em Comunidades do Oeste Paraense”. O evento ocorreu na Unidade Tapajós da universidade.

A parceria consiste em promover a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos para minimizar efeitos de ansiedade e depressão causados pela Covid-19. Serão contempladas cincos comunidades: Bom Jardim, no planalto Santareno – comunidade quilombola; São Pedro, no Rio Arapiuns – comunidade ribeirinha; São Raimundo, no Rio Tapajós - comunidade ribeirinha; comunidade Santa Rita – bairro Floresta/Área Urbana Santarém; e comunidade Amparo – Unidade Conquista/Área Urbana Santarém.

O convênio é por meio de cooperação técnica da Universidade com o Isco/Ufopa para fabricação desses medicamentos. Os recursos desta primeira fase virão da Arquidiocese de Santarém e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella, e outra parte dos recursos humanos e infraestrutura tecnológica já instalados na FarmaUfopa.

Os resultados esperados desse projeto é oferecer medicamentos fitoterápicos produzidos pela Farmácia Universitária do Isco/UFOPA para as pessoas com baixo acesso ao sistema de saúde e/ou atendimento psicossocial.

O diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, professor Wilson Sabino, destacou que este plano de trabalho em conjunto com a Igreja de Santarém é algo inovador, inclusive para a região. “A importância da arquidiocese está na articulação que teve para que pudéssemos ter um recurso inicial vindo, inclusive, da Alemanha, para esse processo. O recurso vem e é comprado os princípios ativos e insumos. Nós preparamos isso dentro da farmácia universitária e transformarmos no medicamento fitoterápico”. Professor Sabino acrescentou que a produção está prevista para iniciar na segunda quinzena do mês de agosto.

O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, ressaltou que a Ufopa é uma universidade qualificada e oferece uma farmácia moderna: “Nós, como arquidiocese de Santarém, temos a satisfação e a alegria de firmar esse convênio, de poder colaborar com as nossas comunidades. Por meio de projetos, essa farmácia pode fluir e produzir os remédios fitoterápicos, através do corpo docente e discente da universidade e, assim, ajudar as comunidades”.

A coordenadora da Cáritas dImage titlea Arquidiocese, Francely Brandão, explica como surgiu a ideia para culminar no convênio: “Pelo trabalho de base realizado pela arquidiocese nas comunidades conhecendo as famílias, trabalhando a economia solidária através da Cáritas, nós percebemos que as nossas lideranças que atuavam conosco eram pessoas sofridas, com medo e nervosas com essa questão da pandemia. Lembrei do professor Wilson, já havíamos feito um trabalho anterior, por ele conhecer essa questão das plantas, e a região que tem muitas plantas medicinais, então iniciamos a conversa e chegamos hoje nesse resultado”. Francely explica que não havia como ampliar a quantidade de comunidades beneficiadas: “Essas cinco comunidades serão só no início, depois iremos ver, dependendo da demanda, se a gente vai atender outras comunidades.”

Quanto aos recursos, Francely explica que foi aprovado um projeto com a Missão Central dos Franciscanos na Alemanha, e essa parceria veio através das irmãs Franciscanas de Maristella. “Agradecemos essa parceria com a Ufopa e acreditamos plenamente que a universidade deve estar envolvida com a comunidade e a comunidade envolvida com a universidade”, salientou.

O reitor da Ufopa, professor Hugo Diniz, afirmou que as assinaturas dos planos de trabalho refletem muito no que acreditam para a universidade. “A FarmaUfopa junta prefeitura, universidade, a arquidiocese de Santarém com alto poder social e junta, principalmente, que eu considero o principal ingrediente para uma universidade como a nossa, que são as comunidades”. Ele ainda agradeceu a Dom Irineu pela oportunidade, “pela capilaridade que a Igreja nos proporciona. Agradeço pela confiança”.

Outro convênio e inauguração

Na cerimônia, também foi assinado o convênio da Ufopa com a Prefeitura de Santarém do plano “Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - Santarém” e a inauguração da Farmácia Universitária, a FarmaUfopa, onde os trabalhos serão executados.