19 FEV 2021

Arquidiocese emite novo protocolo na prevenção contra o coronavírus nesta sexta-feira, 19

A Arquidiocese de Santarém publicou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, uma nova atualização do protocolo de segurança arquidiocesano no contexto da Pandemia da Covid-19. O documento assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, afirma que as celebrações litúrgicas com a presença de fiéis podem ser retomadas neste sábado, 20 de fevereiro, de acordo com as determinações do Decreto Municipal n° 692/2021 - GAP/PMS, publicado em 18 de fevereiro de 2021.

“As celebrações litúrgicas (Missas, Celebrações da Palavra, Adorações, novenas, terços, etc.) poderão ser retomadas com a participação presencial de fiéis, limitada a 40% (quarenta por cento) da capacidade do templo, desde que não ultrapasse o quantitativo de 200 pessoas, de acordo com o estabelecido no anexo I do Decreto Municipal”, diz o documento.

Como a Região do Baixo Amazonas segue com a classificação do bandeiramento vermelho, a Arquidiocese orienta em sua nova atualização que “as demais atividades: encontros pastorais, encontros de CEBs, catequeses, movimentos, formações, procissões, romarias, retiros e afins, permanecem suspensas, temporariamente, até que se determine o contrário.”

A partir de segunda-feira, 22, voltam a funcionar em seus horários habituais a Cúria Metropolitana de Santarém, o Centro Arquidiocesano de Pastoral e as Secretarias das Paróquias e Áreas Pastorais, mas sempre obedecendo todos os protocolos e cuidados sanitários.

Clique AQUI e confira o documento completo.