Conselho de Pastoral da Cidade

O Diretório da Arquidiocese de Santarém dispõe o seguinte sobre o Conselho de Pastoral da Cidade de Santarém:

a)Conselho de Pastoral da cidade

Em Santarém: composição

DEFINIÇÃO: O Conselho de Pastoral da Cidade de Santarém é um conselho deliberativo que trabalha em sintonia com a Pastoral Arquidiocesana e as instâncias da Arquidiocese.

- Um Conselho de reflexão e participação;

- Responsável pelas linhas de uma Pastoral Urbana em conjunto;

- Um espaço de diálogo e intercâmbio para um melhor andamento do trabalho pastoral.

FUNÇÕES:

- Ser responsável pela realização da Assembleia Urbana;

- Organizar a Pastoral Urbana, levando em conta a realidade das Áreas;

- Elaborar o Plano de Evangelização Urbana, obedecendo as linhas e destaques da Assembleia Urbana;

- Escolher os membros da Equipe de Coordenação Urbana;

- Promover o espaço de diálogo entre as Áreas e Regiões;

- Avaliar o Plano de Pastoral da Cidade.

COMPOSIÇÃO:

Bispo, Coordenador(a) de Pastoral , Vigário Geral, Padres que trabalham na pastoral, Agentes de Pastoral das Áreas, 04 Coordenadores por Área e dois suplentes, dois representantes de cada um dos seguintes movimentos: RCC, MCC, Equipe de Nossa Senhora e Apostolado de Oração, coordenadores das equipes arquidiocesanas.

Obs: Cada Área deverá escolher dois suplentes na eventualidade de substituição.

Haverá uma Coordenação constituída por 08 pessoas, escolhidas dentre os membros desse conselho com as FUNÇÕES:

a)elaborar a pauta e coordenar as reuniões do conselho da cidade

b)acompanhar as áreas urbanas da cidade

c)executar o plano de atividades elaborado pelo conselho .

REUNIÕES E MANDATOS

- O Conselho deve reunir-se duas vezes ordinariamente por semestre.

- O mandato é de três anos.

OUTRAS DISPOSIÇÕES:

- De acordo com as necessidades e os assuntos a serem tratados, podem ser convidadas outras pessoas à participarem das reuniões do Conselho.

Exemplo: Movimentos Populares, Conselho de Finanças, Gerente da Rádio Rural, Superiores das Congregações e Ordens Religiosas, leigos, etc.

- Nas outras cidades: Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos e Prainha deve ser composto a partir das pastorais existentes.

Funções:

a) Organizar a pastoral urbana levando em conta a realidade das paróquias;

b) Elaborar o plano de evangelização da cidade obedecendo as prioridades da Assembleia da Cidade;

c)Estar atentos aos novos desafios urbanos;

d)Promover ações que reflitam a realidade urbana;

e)Refletir e fortalecer o compromisso das lideranças diante dos desafios urbanos;

f)Valorizar, incentivar, participar, solidarizar-se com as organizações populares da cidade.

FUNÇÕES GERAIS

a)elaborar a pauta e coordenar as reuniões do conselho da cidade;

b)acompanhar as áreas urbanas da cidade;

c)executar o plano de atividades que fortaleçam a pastoral de conjunto da arquidiocese.