Dom Flavio Giovenale, SDB

Nacionalidade Itália

Reside em: Cruzeiro do Sul - ACRE

Ordenação: 08/12/1997

Lema Episcopal: “Omnes sentiunt diligitur a Deo” (Que todos se sintam amados por Deus)

Foi ordenado bispo em 8 de dezembro de 1997 por D. Luiz Soares Vieira na função de bispo em Abaetetuba. Seu lema episcopal é "Que todos se sintam amados por Deus". Foi secretário (1999-2003), vice-presidente (2003-2004) e presidente (2004-2007) do Regional Norte 2 da CNBB. Durante o seu bispado vem criando iniciativas de promoção humana e educativa diante de uma sociedade marcada pelo narcotráfico. Vem criando centros de formação profissional, centros juvenis e instalações sociais. Participou ativamente na criação do Conselho Tutelar de Abaetetuba, com atuação pautada na defesa dos direitos humanos. Em 2007 denunciou a prisão de uma adolescente de 15 anos em uma carceragem para adultos, em uma cela juntamente com outros presos. A denúncia expôs a fragilidade da justiça local. Em 15 de novembro de 2011 foi eleito presidente da Caritas brasileira. No dia 19 de setembro de 2012 o Papa Bento XVI o transferiu da Diocese de Abaetetuba, nomeando-o bispo da Diocese de Santarém. No dia 19 de setembro de 2018, o Papa Francisco o nomeou para a Diocese de Cruzeiro do Sul no estado do Acre, onde está atualmente.