Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP)

“Avance para as águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca”(Lc. 5,4)

O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) é um serviço pastoral da Igreja, direcionado à categoria dos pescadores e pescadoras artesanais em todo Brasil, ligada a Comissão Episcopal para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB. Desde os anos 70 a pastoral dos pescadores e pescadoras vem trabalhando junto a esta categoria esquecida e marginalizada. O trabalho pastoral com pescador@s foi iniciado em 1968, nas praias de Olinda (PE), pelo Frei Alfredo Schnuettgen. Mais tarde o trabalho se espalhou para Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 1976, com apoio de Dom Helder Câmara, a Pastoral dos Pescadores foi reconhecida nacionalmente pela CNBB, tendo como coordenador e animador o próprio Frei Alfredo. Assim, a Pastoral dos Pescadores se expandiu para outros Estados do Nordeste e outras regiões do país.

Na Arquidiocese de Santarém, o CPP teve início no dia 04 de junho de 1986, tendo como iniciantes três frades: Frei Francisco Probst, Frei Francisco Paixão e Frei João Miguel e três pescadores: Cantídio Benício, José Rodrigues Campos e Boaventura de Paula Coelho.

Tem como missão proclamar a Boa Nova do Reino, anunciar aos pescador@s a força libertadora do Evangelho revelado aos pobres e através deles promover a transformação das estruturas geradoras da injustiça, tornando-os agentes de sua história e construtores de uma nova sociedade.

O CPP tem ainda como finalidade promover o protagonismo social e político, fortalecer e estimular as relações de igualdade de gênero, incentivar o trabalho coletivo e zelar para que aconteçam gestões baseadas nos princípios democráticos das organizações da categoria.

A Pastoral dos Pescadores e Pescadoras, atua em cinco (05) municípios que compreendem a então Arquidiocese de Santarém como: Almeirim, Aveiro, Monte Alegre, Prainha e Santarém.

Neste sentido, é tarefa desta pastoral, animar, capacitar e articular fraternalmente os/as que trabalham a serviço dos pescadores e pescadoras e/ou das comunidades pesqueiras.