14 JUL 2024

Em Santarém, fiéis demonstram amor e fé por Nossa Senhora de Nazaré

Imagem de N. Sra. de Nazaré em visita à Catedral Metropolitana. Foto: Aritana Aguiar

A cidade de Santarém recebeu neste fim de semana, 13 e 14 de julho, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia. A imagem é a mesma que vai no Círio de Nazaré, em Belém. Durante esses dois dias, os fiéis puderam demonstrar seu amor e fé a padroeira dos católicos paraenses.

O forte sol em Santarém não impediu que os fiéis fossem ao encontro da mãe de Jesus. Muitos também ficavam nas calçadas aguardando a passagem da berlinda. Foram momentos de emoção, agradecimento e pedido de intercessão a Nossa Senhora junto ao seu Filho, o Cristo.

Dom Irineu Roman na saída da visita na Igreja N. Sra. Aparecida. Foto: Aritana Aguiar

O Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, acompanhou toda a visitação, e destacou o amor de Mãe de Nossa Senhora: “Nossa Senhora é mãe, e a gente lembra de uma mãe. Qual é a tarefa de uma mãe? É dá carinho, é amar, é cuidar. É muito importante ter essa compreensão, não puramente de um devocionismo, mas de algo bem concreto que temos que incentivar a maternidade, ainda mais uma maternidade espiritual de Nossa Senhora. Por isso que ela emociona, provoca sentimentos de carinho, de amor, de proteção, e o povo tem muito isso no seu íntimo, no seu coração, de ter a presença da mãe”.

“Trazer Nossa Senhora de Nazaré, rainha e padroeira da Amazônia, em Santarém, é para nós de uma grandeza espiritual muito grande, porque Maria é exemplo e modelo de oração, de fé e de serviço, e ela é mãe que acompanha e que protege”, declarou Dom Irineu.

Visita ao Lar São Vicente de Paulo. Foto: Aritana Aguiar

Padre Josué Bosco, barnabita, vigário da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, veio de Belém, juntamente com membros da Diretoria do Círio e Guardas de Nazaré. É a segunda peregrinação de Nazaré que ele acompanha, e contou como foi sua experiência em Santarém, sendo a primeira vez que ele vem ao município. “Confesso que estou com o coração ardendo de alegria, a fé do povo é ótima, a acolhida do povo é maravilhosa. Podemos ver nos olhos das pessoas que quando veem a imagem, na alegria de tocar o manto, a gente vê a fé que ainda existe no coração da humanidade”. E continuou: “Eu sei que o presente maior é para o povo santareno, que tem esta possibilidade de estar com a imagem peregrina do Círio. Mas posso garantir que, juntamente com nossa equipe, saímos daqui renovados, sabendo que vivemos aqui momentos magníficos de demonstração de fé, amor e piedade cristã no povo santareno”.

Durante a visita à Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Nova República, a devota Núbia Ferreira ofertou um buquê de rosas à imagem da Rainha da Amazônia em agradecimento por uma graça alcançada. Nos anos de 2018 e 2019, Núbia pôde acompanhar, com seu esposo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e afirmou ter sido momentos de muita emoção. “Em uma das visitas que fizemos na Basílica eu pedi muito a Nossa Senhora que intercedesse por uma gestação, um filho. Naquela mesma hora, enquanto eu estava ajoelhada em oração, veio a confirmação de que o Senhor dizia: ‘Não te preocupe, tudo é no meu tempo. Não vai demorar’”, relatou. Meses depois, ela recebeu a graça. Atualmente, seu filho já tem três anos e se chama Jorge Miguel, e com ele fez a oferta do buquê de rosas. Núbia afirmou que confia muito na intercessão de Nossa Senhora.

Núbia com o filho João Miguel. Foto: Aritana Aguiar

A visitação deste ano foi muito especial para o coordenador da Equipe Organizadora em Santarém, Vitor Cordeiro, pois, é seu primeiro ano à frente da comissão. Ele relatou como foi vivenciar esta experiência. “Já tive a oportunidade de participar há alguns anos nas primeiras visitas da imagem peregrina de Nazaré, mas este ano a missão é diferente, o que torna diferente a emoção, pois, estamos coordenando um projeto de evangelização enorme. Com a graça de Deus, tudo ocorreu bem, tranquilamente, e conseguimos completar mais uma missão da visita da Rainha da Amazônia em nosso município. É com esta emoção de gratidão que conseguimos entregar a Santarém uma visita linda de Nossa Senhora de Nazaré. É um sentimento de dever cumprido e de amor a Nossa Senhora”.

Comissão organizadora, Amigos da Visita e servidores de órgãos de segurança pública que estiveram atuando na visita. Foto: Oleber Bentes - Equipe de Comunicação da Visita

Locais visitados

No sábado, a visita ocorreu nos seguintes locais: Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Bairro Vitória Régia), Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (Bairro Nova República), Igreja São Paulo Apóstolo (Bairro Diamantino), Igreja São Simão Pedro (Bairro Esperança), 3º BPM, Igreja Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima), Igreja Nossa Senhora Aparecida (Bairro Aparecida), Igreja de Santo Antônio (Bairro Maracanã), Igreja Nossa Senhora do Amparo (Bairro Amparo), Igreja São Brás (Eixo Forte), Igreja São Pedro e São Paulo (Eixo Forte), Igreja Nossa Senhora de Nazaré – Com. Caranazal (Eixo Forte), onde teve o Mini Círio até a Igreja Nossa Senhora da Saúde, em Alter do Chão, onde na chegada teve missa presidida por Dom Irineu.

Mini Círio de Nazaré  também teve corda. Foto: Oleber Bentes - Equipe de Comunicação da Visita

Missa campal em frente à Igreja N. Sra. da Saúde na Vila de Alter do Chão. Foto: Oleber Bentes - Equipe de Comunicação da Visita

No domingo, a imagem de Nazaré esteve visitando o Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura e em seguida houve o sobrevoo em Santarém. Depois, a visita continuou no Hospital Regional, Igreja Sagrada Família (Bairro Aeroporto Velho), UPA, Hospital João XXIII, Hospital Municipal, Hospital São Camilo, Lar São Vicente de Paulo, Hospital UNIMED e encerrou na Catedral Metropolitana de Santarém com Santa Missa.

Hospital Regional foi um dos locais visitados no domingo. Foto: Oleber Bentes - Equipe de Comunicação da Visita