18 SET 2024

8º Encontro Arquidiocesano das CEBs inicia nesta sexta-feira, 20

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Santarém realizam de 20 a 22 de setembro seu 8º Encontro Arquidiocesano com o tema “Cebs, Igreja em saída, em busca da vida plena”. A iniciativa ocorrerá em seis locais: Paróquia São Francisco de Assis, Igreja São Paulo Apóstolo, Paróquia São João Batista, Paróquia São Raimundo Nonato, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

O objetivo do encontro é refletir a temática do 15º Intereclesial das CEBs dando espaço para apresentações culturais e valorização dos dons e talentos existentes nas comunidades. Devem participar os membros de CEBs das 12 regiões pastorais da Arquidiocese de Santarém. A programação seguirá com a reflexão do ver, iluminar e agir a partir da temática.

O encontro terá como assessores a Irmã Tea Frigerio, Pe. José Boeing e Frei Edilson Rocha. Haverá também assessoria de membros da Equipe Arquidiocesana das Cebs.

Segundo a coordenadora da Equipe de Animação das CEBs da Arquidiocese, Ângela (Teca) Tereza, a preparação para o encontro acontece há meses. “As nossas comunidades vão refletir a realidade em que estamos vivendo na nossa vida, na nossa Igreja. Também vamos iluminar a nossa fé a partir da Palavra de Deus e da teologia para podermos assumir concretamente as ações missionárias que possam fazer com que CEBs sejam, realmente, a Igreja em saída em busca de vida plena para todos, e esta ação missionária iluminada e alicerçada na Palavra de Deus, especialmente na referência principal que é a pessoa de Jesus de Nazaré”, salientou.

Ângela motiva aos participantes de CEBs que estejam neste 8º Encontro Arquidiocesano: “Participe conosco, ajude a sua comunidade a se mobilizar, traga seu estandarte, sua alegria, sua dinâmica e venha somar conosco neste grande encontro das CEBs da Arquidiocese de Santarém”.

Ângela Tereza motiva aos membros de CEBs a participarem do encontro. Imagem: Reprodução

Programação do 8º Encontro

A programação do encontro ocorrerá em locais diferentes. Haverá momentos em que todos os participantes estarão juntos na Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal, chamada neste encontro de A Casa Comum, e os demais locais são chamados de tendas, que recebem o nome de rios da região.

- Sexta-feira, 20: A programação inicia na Paróquia São Francisco de Assis a partir das 8h com o momento de animação. Depois, às 9h, terá a Missa de Abertura do 8º Encontro, em seguida, às 10h30, começam os trabalhos de conteúdo. A programação do primeiro dia encerra às 17h30.

- Sábado, 21: No segundo dia do encontro, a programação ocorrerá em diversas igrejas da cidade das 8h às 15h30: Paróquia São Raimundo Nonato (Tenda 01 – Rio Tapajós), Igreja São Paulo Apóstolo (Tenda 02 – Rio Amazonas), Paróquia São João Batista (Tenda 03 – Rio Arapiuns), Paróquia N. Sra. de Guadalupe (Tenda 04 – Rio Maicuru) e Paróquia N. Sra. do Rosário (Tenda 05 – Rio Curuá-Una). Ainda no sábado, depois das 15h30, os participantes saem das tendas e se encontram na Casa Comum, onde ficam até as 17h30. Em seguida, às 17h45, os participantes seguem para a Praça da Matriz, de onde sairá às 18h40 a Romaria pela Vida Plena. O destino é a praça de São Sebastião, onde haverá um Show Cultural das Comunidades, previsto para iniciar às 20h.

- Domingo, 22: A programação do último dia será na Paróquia São Francisco, com início às 8h, e às 11h30 acontece a Missa de Encerramento do 8º Encontro Arquidiocesano das CEBs.

Plano Arquidiocesano de Pastoral

Este encontro contempla o Plano Arquidiocesano de Pastoral, fazendo parte da prioridade 3 “Revigoramento e fortalecimento das CEBs”, do projeto 3 “Comunidade, missão, integração e compromisso de fé”, estando na atividade 3 “8º Encontro Arquidiocesano das CEBs”.

Texto: Aritana Aguiar