17 SET 2024

SÍNTESE: Traçando paralelo entre o I Colóquio Puxirum de Saberes com Parâmetros das Encíclicas

Colóquio também ocorreu no Centro de Formação Emaús. Foto: Divulgação

Inspirados pelas encíclicas do Papa Francisco, Laudato Si e Laudate Deum, que promovem práticas sustentáveis e a sacralidade da criação ambiental nas comunidades, foi realizado o I Colóquio Puxirum de Saberes com Parâmetros das Encíclicas "Laudato Si'" e "Laudate Deum” neste mês de setembro. A atividade ocorreu em três momentos: 1° Dia no Ministério Público Estadual; 2° Dia no Centro de Formação Emaús; e no 3° Dia nas comunidades Parauá e Surucuá, Rio Tapajós. Na programação, tiveram palestras, visitas técnicas e rodas de conversa.

O Colóquio está em sintonia com o Plano Arquidiocesano de Pastoral na prioridade 1: Em defesa da vida e dos povos da Amazônia, e a atividade 2: Incidência em políticas públicas e princípios do bem viver para os territórios ameaçados, cujo objetivo é fortalecer a agroecologia, ecologia integral e a sacralidade da criação ambiental nas comunidades.

A ação realizada é uma parceria entre Arquidiocese de Santarém, Cáritas Arquidiocesana, Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, Irmãs Franciscanas de Maristella, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Ministério Público do Estado do Pará e o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC).

I Colóquio iniciou do Ministério Público Estadual. Foto: Divulgação

As encíclicas "Laudato Si'" e "Laudate Deum”, do Papa Francisco trazem uma reflexão profunda sobre a interconexão entre o ser humano, o meio ambiente e a espiritualidade. Enquanto "Laudato Si'" (Louvado sejas) foca nos desafios socioambientais globais e na responsabilidade humana em cuidar da criação, "Laudato Deum" (Louvai a Deus) reforça a sacralidade da natureza e a importância de reconhecer a cultura e a espiritualidade dos povos que habitam a Terra.

Trazendo uma síntese sobre o Colóquio, este projeto promove práticas sustentáveis por meio da agricultura familiar, especificamente na produção de maracujá (Passiflora edulis), e a criação de um Banco de Germoplasma para a conservação da Uncaria tomentosa, uma planta ameaçada. Esses pontos refletem diretamente a mensagem de "Laudato Si'", sobre a proteção da biodiversidade e a justiça social. A produção de maracujá e a conservação da Uncaria tomentosa são exemplos de como se pode cuidar do meio ambiente e das comunidades vulneráveis.

Da mesma forma, o programa Raízes Fortalecidas, que oferece apoio a comunidades quilombolas e indígenas, valorizando suas tradições e promovendo a inclusão social em linha com os princípios de "Laudate Deum". Este programa reconhece a diversidade cultural e promove a inclusão social, o que se alinha com a ênfase da encíclica na valorização das tradições locais e na proteção dos direitos daqueles que, historicamente, foram marginalizados.

Atividade também ocorreu na região do Rio Tapajós. Foto: Divulgação

A colaboração com a Igreja e as instituições fortalece o diálogo sobre questões ecológicas e sociais, ecoando chamados da "Laudato Si'", unindo ciência e espiritualidade para soluções inovadoras e equitativas.

O uso da Uncaria tomentosa, ou "unha de gato",é uma planta medicinal valorizada por suas propriedades terapêuticas. Sua conservação através do Banco de Germoplasma é um exemplo de cuidado com a biodiversidade, como enfatizado na encíclica “Laudato Si’”.A conservação dessa espécie e o uso de seus extratos em tratamentos são exemplos práticos do que a encíclica destaca sobre a proteção dos recursos naturais e a promoção de uma economia ecológica que respeita os ciclos naturais.

Essa planta simboliza a riqueza do conhecimento tradicional dos povos indígenas e comunidades locais sobre o meio ambiente. A preservação dessa espécie e o uso sustentável de seus extratos são práticas que promovem uma economia ecológica e respeitam os ciclos naturais.

Apoiar a produção sustentável de fitoterápicos está alinhado com a proposta da “Laudate Deum”, de reconhecer a sacralidade da criação. Isso mostra que a saúde humana e a saúde do planeta estão interligadas.

O programa Raízes Fortalecidas também destaca a importância de apoiar comunidades quilombolas e indígenas, restaurando sua dignidade e direitos. Em um mundo onde suas vozes são frequentemente silenciadas, esse projeto se torna um espaço de resistência e reafirmação cultural.

Comunidade Parauá e Surucuá são contempladas com o Colóquio. Foto: Divulgação

O projeto reflete as diretrizes da encíclica “Laudato Si’”, promovendo práticas agrícolas que priorizam a fertilidade do solo, a preservação dos recursos hídricos e a biodiversidade. Essas ações não apenas protegem o meio ambiente, mas também garantem uma alimentação saudável e acessível para as comunidades.

O compromisso do projeto Farmafittos com um desenvolvimento ético e sustentável é um elo vital entre os objetivos das encíclicas “Laudato Si’” e “Laudate Deum”. Integrando a proteção ambiental, a promoção da saúde e a justiça social, seguindo as orientações do Papa Francisco.

Ao incluir agricultores familiares na produção do maracujá, promovem-se agrícolas que respeitam o meio ambiente e promovem a justiça social. A criação do Banco de Germoplasma para preservar a Uncaria tomentosa reflete o forte compromisso com a biodiversidade e a saúde pública.

O Programa Raízes Fortalecidas apoia comunidades quilombolas e indígenas, destacando a importância da diversidade cultural e da inclusão social. Nosso cuidado com essas comunidades reflete a responsabilidade social intrínseca ao projeto.

A parceria entre a Igreja e instituições acadêmicas reforça a importância do diálogo e da cooperação para enfrentar os desafios ambientais e sociais. Juntos, unimos sabedoria acadêmica e espiritualidade para construir um futuro melhor.

Informações: Cáritas Arquidiocesana