16 SET 2024

SAÚDE MENTAL: Ciclos de Diálogos são realizados no Lago Grande

Palestra conduzida por Rita Guimarães, psicóloga da Arquidiocese de Santarém. Foto: Divulgação

O Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém realizou o “Ciclos de Diálogos” em favor da Saúde Mental no enfrentamento da Ansiedade. As ações ocorridas nos dias 09 a 12 de setembro nas comunidades foram uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em parceria do Setor de Psicologia, na Vila do Curuai, Região do Lago Grande.

No dia 09 de setembro, a programação foi realizada na comunidade Bom Jardim, no dia 10 em Piraquara, no dia 11 na comunidade Aracuri e no dia 12 em São Jorge.

Nos encontros, teve ministração de palestra, roda de conversa, dinâmica de reflexão, terapia da escrita, terapia do abraço, terapia do desapego e Escutoterapia com ênfase na Psicologia Positiva, Terapia Cognitivo Comportamental e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A palestra apresentou o tema “Espiritualidade e Saúde Mental: No enfrentamento da Ansiedadee o lema “Se precisar, peça ajuda”, conduzidas pela psicóloga da Arquidiocese, Rita Guimarães, e pelo diácono da Paróquia, Ruan Patrick.

Jovens foram contemplados com a Ação. Foto: Divulgação

Durante a palestra desenvolvida nas quatro comunidades, compareceram aproximadamente 291 pessoas que participaram do encontro.

Na Escuta psicológica, foram atendidas 36 pessoas com sinais e sintomas de depressão, crises de ansiedade, estresse, problemas com álcool, drogas, dentre outros. Esses sintomas podem acarretar outras variáveis psicológicas como insônia, diminuição da autoestima, perda de motivação, sensação de vazio, desânimo, excesso de preocupações, sobrecarga emocional e outras.

Apesar de Setembro ser o mês dedicado à conscientização em prol da prevenção ao suicídio, denominado Setembro Amarelo, as ações se estendem durante todo o ano, visando sensibilizar e salvar vidas.

Momento de dinâmica com os jovens. Foto: Divulgação

Encontro na comunidade Bom Jardim. Foto: Divulgação