Arquidiocese de Santarém recebe a visita da coordenadora nacional da Pastoral da Criança
O encontro ocorreu no Centro Arquidiocesano de Pastoral. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese
Nesta quarta-feira, 11 de setembro, a Arquidiocese de Santarém recebeu a visita da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Freitas. Ela reuniu com lideranças da Pastoral da Criança da Arquidiocese, esse momento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman. A Igreja de Santarém foi sua terceira visita pastoral no país após ter assumido a Pastoral da Criança em março deste ano.
Maria Inês ressaltou o motivo de sua visita em Santarém. “Reunir coordenações onde estamos fazendo um momento de escuta para assim podermos fazer o nosso plano de ação junto à coordenação nacional, com o objetivo sempre de estarmos facilitando a missão do líder, construindo para que ele possa realizar esta missão com bastante alegria e esperança”, frisou.
Maria Inês ouviu as experiências das lideres da Igreja de Santarém. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese
A coordenadora nacional ouviu os relatos de experiências de líderes da Pastoral da Criança e externou suas percepções após o momento de escuta: “Eu considerei que aqui temos uma escuta muito linda, mulheres fortes que realizam a missão com muito amor, muita dedicação, que mesmo com tantos desafios, dificuldades, mensalmente vão ao encontro das famílias e, assim, levar a esperança a todas elas para poderem, realmente, ter vida em abundância”.
Para Dom Irineu, a presença da coordenadora nacional em Santarém é uma grande força e motivação. “Ela veio aqui, está entusiasmando, reanimando as nossas líderes da Pastoral da Criança. De modo que a nossa coordenadora arquidiocesana também está animada, juntamente com toda a equipe arquidiocesana, para que nós possamos ampliar esse trabalho, porque nós temos muitas crianças desassistidas das ações da Pastoral da Criança. Então, é preciso ter cuidado com aqueles que são os últimos, as crianças que estão em situação de risco, às vezes as mães que passam por necessidades, porque a Pastoral da Criança atende desde o ventre materno, ela cuida da mãe gestante, até que a criança venha ao mundo”.
Dom Irineu Roman afirma que a presença de Maria Inês é uma grande força. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese
A coordenadora da Pastoral da Criança da Arquidiocese, Sidelma Ribeiro, expressou sua alegria em poder receber a visita pastoral de Maria Inês. “Para a gente foi muito importante receber a visita da coordenadora nacional, para poder ter essa conversa, esse diálogo, essa troca de saberes entre arquidiocese, coordenação nacional e as líderes da Pastoral da Criança”.
Depois da visita em Santarém, Maria Inês seguiu para a Diocese de Óbidos, onde acontece a celebração dos 38 anos da Pastoral da Criança naquela Igreja Diocesana. Na oportunidade, ela irá fazer uma visita e terá um momento de escuta com líderes da Pastoral da Criança de Óbidos.
Lideres da Pastoral da Criança relataram suas experiências. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese
Texto: Aritana Aguiar
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil