01 JUL 2024

Frei Fábio Vasconcelos será ordenado Diácono

Image titleFoto: Ascom Custódia

Ascom - Custódia Franciscana

A Custódia São Benedito da Amazônia convida a todos para a Ordenação Diaconal do Frei Fábio Vasconcelos, OFM, na próxima quinta-feira (4), na Igreja do Santíssimo Sacramento, a partir das 19h30. Frei Fábio será ordenado diácono pela imposição de mãos do Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM, bispo da Diocese de Roraima – RR.

Frei Fábio Vasconcelos conversou com a equipe de comunicação da Custódia e lembrou o começo e ressaltou alguns pontos da caminhada até aqui.

– Tudo começou no ano de 2012, eu já participava da comunidade, da Paróquia de São Sebastião e estava terminando o 3º ano do Ensino Médio. Em uma experiência missionária que enviava jovens das Paróquias das Redes Franciscanas, foi quando conheci o Frei Erlison e lá ele me convidou para fazer os encontros vocacionais. Eu nem pensava na época em ser frade, mas eu já conhecia os frades – lembrou, Frei Fábio.

Depois de ter participado da experiência missionária, Frei Fábio começou a participar dos encontros vocacionais.

– Aos mesmo tempo que começaram os encontro vocacionais, a turma do Frei Erlison iniciou o noviciado, lá no Kabiará. Assim, os fins de semanas nós, jovens que estávamos participando dos encontro vocacionais, íamos para o Mararu. Posso dizer que eram sempre fins de semana agradáveis que quando estava nós não queríamos voltar de lá – ressaltou o frade.

Em 2013, Frei Fábio ingressou no Postulantado da Custódia São Benedito da Amazônia.

– Depois de quase um ano de encontro vocacionais, ingressamos no Postulantado, em agosto de 2013, no Kabiará. Posso dizer que foi tudo novo, porque uma coisa era ir passar fins de semana, outra coisa é ficar de segunda a segunda, como postulante. Tivemos como mestre o Frei John, vice mestre no começo foi Frei Elder, mas antes de terminar o postulantado, foi o Frei Haroldo que era o nosso vice mestre – comentou.

Image titleFoto: Maribeth Joeright

A turma do Frei Fábio, foi a primeira que realizou o noviciado fora do território da Custódia.

– Começamos o noviciado em 2014, já no fim do ano, em Montes Claro – MG. Finalizamos e depois fomos estudar Filosofia em Manaus, na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Foram bons anos na Fraternidade São Boaventura, pois lá tem uma rotatividade maior de frades, convivemos com vários enquanto estivemos lá. Nesses anos de Filosofia, nós convivíamos de dia a rotina normal da fraternidade e pela noite a gente estudava – ressaltou.

A Experiência missionária do Frei Fábio Vasconcelos foi na Missão Cururu. Depois, o frade foi estudar Teologia, em Petrópolis – RJ.

– Terminando o curso de filosofia, fiz a minha experiência na Missão. Lá posso dizer que aprendemos mais do que ensinamos. É uma experiência de fato, única e marcante. Foi um ano bem tranquilo, comparado aos próximos que iriamos viver em Petrópolis, por conta da pandemia. Os dois primeiros anos lá parece que não existiram porque tivermos o isolamento total e lá eram muitos casos. Os dois últimos foram mais tranquilos e conseguimos fazer todo o possível – frisou o frade.

Sobre o discernimento em escolher ser ordenado diácono, Frei Fábio é pontual.

– Acho que esse discernimento foi construindo com aprendizado adquirido com o tempo, mas não só com os outros frades que eu vi servindo no ministério, presidindo a eucaristia. Mas, aprendi também muito com os leigos por todos os lugares que passei. Essa dedicação, essa doação das pessoas que me inspiraram e as vezes eu não sei nem como retribuir esse amor tão gratuito, tão grande que vejo eles fazem pela igreja, sem medir esforços. E minha intenção é restituir mesmo na minha limitação, na minha fragilidade – concluiu.

Image titleFoto: Jaime Fotografia