19 JUN 2024

Paróquia N. Sra. Nazaré promove ações de Saúde Mental no Lago Grande

Abraço coletivo durante ação social no Lago Grande. Foto: Divulgação

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Região do Lago Grande, promoveu ações de saúde mental na comunidade Boa Esperança e na vila do Curuai no período de 15 a 17 de junho. O objetivo das ações foi prevenir os transtornos de ansiedade, por ser um transtorno emocional persistente que possui excessos de pensamentos ruins, ocasionando um desequilíbrio emocional e físico.

A programação iniciou dia 15 na comunidade Boa Esperança com a presença de 23 jovens. O primeiro momento foi uma reflexão sobre a espiritualidade, conduzida pelo seminarista Ruan Freitas, depois teve a palestra “Espiritualidade e Saúde Mental no enfrentamento da Ansiedade”, conduzida pela coordenadora do Setor de Psicologia da Arquidiocese, psicóloga Rita Guimarães. Logo após, teve momentos da terapia do Abraço, a terapia da Escrita, a Escutoterapia e algumas recomendações. Já nos dias 16 e 17 de junho houve atendimento de escuta psicológica.

Image titleTerapia do Abraço. Foto: Divulgação

Na ação, 12 jovens que participaram da Escuta Psicológica também fizeram a Terapia da Escrita, que é quando a pessoa passa por um exercício mental fazendo um desabafo ao escrever seus sentimentos, suas dores, tudo o que lhe incomoda, proporcionando uma limpeza mental.

Diversos participantes relataram alguns fatores emocionais que estavam sentindo: crises de ansiedade, sentimentos de angústias, pensamentos suicidas, perda de motivação, desânimo. Ao ouvir cada participante, foi sugerido, em alguns casos, que fizessem o tratamento psicológico e continuassem a desapegar de sentimentos ruins e pensamentos disfuncionais e outros. Apesar dos desafios e estratégias, foi possível fazer um trabalho de prevenção no campo psicológico com o público jovem.

Seminarista Ruan Freitas conduziu um momento de reflexão sobre a espiritualidade. Foto: Divulgação

Sobre a ansiedade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o transtorno de ansiedade inclui características físicas e mentais em decorrência dos excessos de pensamentos negativos e persistentes entre uma situação de luta e fuga. Para a Psicologia do comportamento humano, é um sofrimento psíquico entre os sintomas emocionais e físicos. Para a OMS, é um dos problemas de adoecimento mental na população.

Setor do Setor Psicologia

Os serviços de Psicologia da Arquidiocese de Santarém ainda continuam em favor da prevenção aos transtornos emocionais e suicídio. Tais serviços são oferecidos gratuitamente no Centro Arquidiocesano de Pastoral, através da Escuta psicológica. O agendamento pode ser feito pelo telefone (93) 99170-4305 – Centro de Pastoral. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, pela manhã.

Palestra destacou sobre a ansiedade. Foto: Divulgação

Com informações do Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém