31 MAI 2024

I Seminário “Nossa Casa Comum: por uma ecologia Integral”

A Região 3 de pastoral realiza o 1º seminário em favor ao dia Mundial do Meio Ambiente na Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal

No dia 05 de junho de 2024, às 19h, a Região 3 de Pastoral realiza seu I Seminário sobre o Meio Ambiente com o tema "Nossa Casa Comum: por uma Ecologia Integral". O evento acontecerá no auditório da Paróquia de São Francisco de Assis, bairro Caranazal, e terá como foco principal a integração das práticas de aconselhamento do Papa Francisco no cuidado com o meio ambiente.

Os objetivos do seminário são: apresentar o Magistério da Igreja sobre a Defesa da Amazônia e dos povos; socializar iniciativas de conscientização pela preservação do meio ambiente; e incentivar os participantes a adotarem práticas sustentáveis ao seu cotidiano.

O Papa Francisco, em sua carta encíclica Laudato Si’, ressalta que: “O urgente desafio de proteger nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral” (nº 13).

Durante o seminário, os inscritos terão a oportunidade de participar de diversas oficinas que visam promover a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, tais como: Quintais Produtivos - uma prática para aprender a cultivar alimentos de espaço rural promovendo a agricultura urbana; Reciclagem – adoção de maneiras criativas de reutilizar materiais para contribuir com a redução do desperdício; Horta em Casa e Alimentação Saudável - cultivo da horta em casa e aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

O evento promete ser uma excelente oportunidade para a comunidade se engajar em práticas ecológicas e aprender a cuidar melhor da nossa Casa Comum.

Esta iniciativa realizada pela região 3 de Pastoral está em sintonia com o Plano Arquidiocesano de Pastoral – Triênio 2024-2027, que dentre suas três prioridades traz a “Defesa da vida e dos povos da Amazônia”, o que reforça o contributo da Igreja Católica nesta luta.

A região 3 de pastoral é formada pelas paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis e São João Batista.

Por Riane Batista