24 MAI 2024

Região 4 de Pastoral promove a 2ª Caminhada Ecológica em Santarém

Ação acontece dia 02 de junho e sairá da Igreja N. Sra. de Guadalupe com destino ao Igarapé do Cambuquira

A 2ª Caminhada Ecológica promovida pela Região 4 de Pastoral da Arquidiocese de Santarém - PA, no dia 02 de junho de 2024, promete conectar as comunidades em uma missão em prol do meio ambiente. A ação tem como objetivo principal sensibilizar e motivar as lideranças das comunidades, bem como as instituições da sociedade, para que juntos assumam o compromisso com a defesa do meio ambiente, da Serra do Saubal, dos Igarapés e o cuidado da Casa Comum.

Outro propósito da caminhada é mobilizar as pessoas a assumirem uma postura mais consciente, abandonando o uso de descartáveis e adotando práticas mais amigáveis ao meio ambiente. A concentração está marcada para as 7h30 na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, situada no bairro Nova República, fazendo o seguinte trajeto: Rua Tancredo Neves, Rua 29, Rua 20, Igreja N. Sra. Nazaré - Rua 20, Rua Bom Sossego, Igreja de Santo Antônio – Rua Ásia, Rua João Batista, Igreja de São João – Av. Cuiabá até o Igarapé do Cambuquira. Ao final, terá um Momento Orante conduzido pela Comunidade de São Pedro.

A chegada ao Igarapé do Cambuquira será um momento de celebração, de agradecimento e de compromisso com a preservação dos recursos naturais. Uma oportunidade, também, para ser refletida sobre a importância da água e sobre a necessidade de se proteger esse bem precioso para esta e as futuras gerações.

Essa caminhada não é apenas um ato simbólico, mas sim um chamado à ação concreta em defesa do ecossistema. A participação de todos é essencial para fortalecer a mensagem de cuidado e preservação ambiental, inspirando mudanças positivas nas comunidades.

O evento também tem um significado especial, pois celebra o 9º ano da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que prega a defesa da ecologia integral. A preocupação é que não se pode mais adiar as ações em defesa do meio ambiente. Cada pessoa tem um papel a desempenhar na construção de um futuro mais sustentável.

A Região Pastoral 4 é composta pelas Áreas Pastorais: Cristo Ressuscitado, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Rita de Cássia; e pelas paróquias de: Nossa Senhora de Guadalupe, Sagrada Família e São Simão Pedro.

Texto: Riane Batista