17 MAI 2024

Arquidiocese de Santarém participa do Seminário para Ecônomos de (arqui)dioceses

Pe. Alaelson e Pe. Anselmo representaram a Arquidiocese de Santarém. Foto: Divulgação

A Arquidiocese de Santarém esteve representada no I Seminário para Ecônomos de (arqui)dioceses da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelos padres Alaelson Lima, ecônomo arquidiocesano, e Anselmo Andrade, coordenador da Pastoral Rural Arquidiocesana. O encontro ocorreu de 14 a 16 de maio em Brasília (DF), na casa Dom Luciano, destacando o tema “A gestão no Magistério da Igreja: o ofício do ecônomo na construção de uma Igreja credível e sustentável”.

Padre Alaelson destacou que o encontro foi uma experiência muito agradável: “Tem sido importante receber as informações e orientações para o nosso trabalho em nossa arquidiocese”. Ele  acrescentou a importância de poder conhecer outras pessoas e outros ecônomos de dioceses e arquidiocese do Brasil.

Seminário ocorreu em Brasília. Foto: CNBB

O encontro foi destinado aos ecônomos das arquidioceses e dioceses do país, que auxiliam os bispos na gestão eclesial de Igrejas particulares, sempre de acordo com as orientações do Código do Direito Canônico e legislações Tributária e Contábil.

Várias conferências foram realizadas nesses três dias de formação. A primeira foi conduzida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambatistta Diquattro, que aprofundou o tema “Transparência no economato à luz das iniciativas do Papa Francisco”.

Também teve uma conferência conduzida pelo jornalista da Globo, Gerson Camarotti, com o tema “Gestão de Crise: navegando nos desafios e descobrindo oportunidades”. Ao todo foram 13 conferências, ficando por último a temática “Gestão eclesial: case CNBB”, conduzida pelo monsenhor Nereudo e José Luna, membros do Conselho de Gestão da CNBB.

Encontro é realizado pela primeira vez pela CNBB. Foto: CNBB

Com informações da CNBB.