30 ABR 2024

Inteligência Artificial é tema da 24ª Semana Arquidiocesana da Comunicação

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Santarém promove de 6 a 12 de maio a 24ª Semana Arquidiocesana da Comunicação. A temática a ser refletida é “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. Este tema é o mesmo da mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na programação, haverá celebrações, rodas de conversa, oficinas, bate-papo, dentre outros.

Na programação, haverá dois momentos em nível arquidiocesano abertos ao público. Confira abaixo:

· Missa de Abertura:6 de maio, às 19h30, na Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, bairro Liberdade, sob presidência do arcebispo Dom Irineu Roman, e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (TV Encontro – Canal 26.1 e suas redes sociais);

· Bate-papo “Inteligência artificial e sabedoria do coração”: 8 de maio, quarta-feira, no auditório do Colégio Dom Amando, àsImage title 19h30. A iniciativa vai ocorrer de modo presencial, com entrada gratuita, e será transmitida pelo Youtube da TV Encontro (@tvencontro). O evento vai abordar sobre a Inteligência Artificial (IA) e a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. O Bate-Papo terá como convidadas a comunicadora Joelma Viana, Gestora da RNA e Mestre em Educação; e a jornalista Samela Bonfim, Doutoranda da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); e como mediador o comunicador Cléo Neves, Mestre em Teologia e em Educação.

Emissão de certificado: Para o bate-papo, a coordenação da Pascom disponibilizará certificação com carga horária. Inscrição gratuita no evento.

Já no dia 11 de maio, haverá uma Roda de Conversa com os Seminaristas do Seminário São Pio X, onde os futuros sacerdotes poderão ouvir as experiências de agentes da Pascom no serviço desta pastoral em suas comunidades.

As demais atividades da Semana da Comunicação ocorrerão nas comunidades, paróquias e áreas pastorais, organizadas pelas equipes de Pascom.

Dia das Comunicações

A Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais na festa da Ascensão do Senhor aos Céus. Por ser uma data móvel, este ano será no dia 12 de maio. É tradição o Papa divulgar a mensagem para este dia sempre no dia 24 de janeiro, quando é celebrado São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores.

Inteligência Artificial

Este ano, o Papa Francisco, em sua mensagem, traz a Inteligência Artificial como tema central. Ele também externou sua preocupação no assunto na mensagem do Dia Mundial da Paz deste ano, celebrado em 1º de janeiro. Mas para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o pontífice faz uma reflexão sobre o uso desta inteligência a partir do coração. “A utilização da inteligência artificial poderá proporcionar um contributo positivo no âmbito da comunicação, se não anular o papel do jornalismo no local, antes pelo contrário se o apoiar; se valorizar o profissionalismo da comunicação, responsabilizando cada comunicador; se devolver a cada ser humano o papel de sujeito, com capacidade crítica, da própria comunicação”, observou o Papa Francisco na mensagem. Ele finaliza a mensagem afirmando que: “Para não perder a nossa humanidade, procuremos a Sabedoria que existe antes de todas as coisas (cf. Sir 1, 4), que, passando através dos corações puros, prepara amigos de Deus e profetas (cf. Sab 7, 27): há de ajudar-nos também a orientar os sistemas da inteligência artificial para uma comunicação plenamente humana”.

Clique AQUI e confira a mensagem completa.