15 DEZ 2023

40 candidatos ao diaconado permanente serão instituídos ao Ministério do Acolitato

40 candidatos ao diaconado permanente da Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço serão instituídos ao Ministério do Acolitato em Santa Missa, neste sábado (16), no Seminário São Pio X. A celebração inicia às 9h e será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, e transmitida pela TV Encontro - Canal 26.1 e pelo seu canal no youtube e facebook.

Após a missa de instituição, haverá um momento de encontro com as famílias dos futuros diáconos permanentes e com padres da Arquidiocese.

Depois do almoço, a partir das 14h, é dada continuidade a formação dos candidatos. Haverá um encontro conduzido pelo padre Alessandro Miranda, com a temática “Formação sobre o acolitato”. Este momento também será no Seminário. No domingo, 17, a formação continua a partir das 8h30, com as orientações sobre o estágio pastoral dos candidatos que deve começar no início de 2024.

O Acolitato

O Acolitato é o serviço do altar, ou seja, os futuros diáconos já poderão auxiliar o bispo ou os padres no altar durante a Missa. Com o acolitato, os candidatos ao diaconado estão prontos para levar a Eucaristia aos idosos e aos enfermos, além de distribuí-la durante a Santa Missa, auxiliando, assim, os padres.

A instituição dos Acólitos é o último rito que antecede a ordenação diaconal permanente. Ela pode ser feita pelo bispo da Igreja local ou pelo Superior Maior do Instituto Religioso Clerical (Ministro Provincial, Custódio ou Abade), e deve ser unicamente dentro da Celebração Eucarística.

Ordens Sacras e Leitorato

Os candidatos já realizaram o rito de admissão às Ordens Sacras (quando é investido com a túnica, uma veste litúrgica) em 2021 e a instituição do Leitorato (serviço de leitura da Palavra de Deus) em dezembro de 2022.

Esta é a primeira turma da Escola Diaconal São Lourenço. Os estudos de formação iniciaram em 2021. No final de 2024, a Arquidiocese de Santarém terá os primeiros diáconos permanentes.

Quem são os diáconos permanentes?

Esses candidatos que se preparam para receber o primeiro grau do sacramento da Ordem, o diaconado, são homens casados, pais de família, com idade acima de 35 anos, que possuem uma participação ativa em suas respectivas comunidades. O candidato só pode ingressar à Escola Diaconal com a concordância de sua esposa e indicado pela paróquia/comunidade em que participa.

A missão do diácono consiste em fazer visitas (ex: famílias, enfermos), acompanhar as Pastorais Sociais da Igreja, presidir Celebração da Palavra, presidir celebração do sacramento do Matrimônio, conceder bênçãos, dá a bênção do Santíssimo Sacramento. Nas celebrações presididas pelo sacerdote, bispo e até mesmo pelo Santo Padre, o Papa, é o Diácono quem proclama o Evangelho.

Com informações da Escola Diaconal São Lourenço