30 AGO 2023

Grito dos Excluídos e Excluídas ocorre dia 5 de setembro em Santarém

Na próxima terça-feira, 5 de setembro, acontece na cidade de Santarém o 29º Grito dos Excluídos e Excluídas.  A concentração inicia às 18h em frente ao Mercadão 2000. De lá, os participantes irão seguir em caminhada até à Praça da Matriz. O ato deste ano é coordenado pelas Pastorais Sociais Arquidiocesanas e Movimentos Sociais de Santarém.

O Grito deste ano traz o tema “Você tem fome e sede de quê?”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023, que abordou a temática “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Este ato é um conjunto de manifestações populares que ocorrem em todo o Brasil no dia 7 de setembro. Foi criado em 1995 a partir da 2ª Semana Social Brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É uma ação que busca superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa para construção de uma sociedade democrática, diversa e com justiça social para todos e todas, valores estes baseados no santo Evangelho que apresenta a Vida em primeiro lugar.