21 JUL 2023

15º intereclesial: CEBs empenhadas na construção de uma Igreja sinodal

Desde a última terça-feira, 18, todos os Regionais da Igreja do Brasil se fazem presentes, em Rondonópolis (MT), na celebração do 15º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). São mais de 1.500 representantes, 60 bispos e cerca de 70 padres, incluindo os de vida religiosa e missionária. Muitas Irmãs da vida religiosa e consagrada se fazem presentes também. Foram acolhidos em 10 paróquias e nas famílias para hospedagem.

A Arquidiocese de Santarém é representada por Ângela Tereza, Servito Batista, Francisca Costa, Marcos Abraão, Elenive dos Santos, José Costa, além do motorista Daniel. Juntou-se ao grupo o franciscano Frei Francisco Paixão. O evento é motivado pela frase: “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is,65, 17ss), e segue o método Ver, Julgar(iluminar) e Agir.

No primeiro momento, cada Regional da CNBB apresentou as realidades das Comunidades, nos últimos anos tendo como pauta base os assuntos centrais do encontro que são a educação, a ecologia integral, a economia de Francisco e Clara, o poder e a sinodalidade na Igreja e a dimensão político-social.

No segundo momento, à luz da Palavra de Deus, os participantes fizeram uma profunda reflexão e discernimento a respeito da realidade detectada. E como desafios a serem enfrentados, há uma urgência de uma Igreja em saída. O verbo “sair” é o fio que costura o texto bíblico e deve animar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) nos dias de hoje a desenvolver uma atuação encarnada na realidade concreta a partir das margens da sociedade, foi o que disse a religiosa, biblista, assessora pastoral e missionária xaveriana, Tea Frigerio, responsável por fazer uma síntese das discussões sobre os desafios das CEBs e propostas de resolução.

A partir de hoje 21, os participantes começam o processo de socialização do Julgar e iniciar as propostas para o Agir, isto é, a oportunidade de estabelecer os compromissos assumidos pelas CEBs e para as CEBs a partir deste 15º Intereclesial. Os trabalhos de hoje encerram com a Romaria dos Mártires.

No sábado 22, último momento, será o dia da proclamação dos compromissos e da continuidade da caminhada de articulação das CEBs do Brasil.

CEBs: uma das prioridades pastorais da Igreja de Santarém

Na 9ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de Santarém, realizada em março deste ano, “Revigoramento e Fortalecimento das CEBs” foi uma das prioridades pastorais aprovadas, e, certamente, o 15º Encontro Intereclesial das CEBs será um motivo a mais para a efetivação desta prioridade.

Nós somos o povo das CEBs! Somos o ‘povo do caminho’!

Assim se expressa o Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Maurício da Silva Jardim. Ele reforçou que a identidade e origem das CEBs estão na fé em Jesus e no Evangelho, no senso de pertença à comunidade, na valorização do leigo e da leiga, no compromisso profético sociotransformador e na vivência da Palavra Deus no contexto onde está inserida. Aprendemos com Jesus de Nazaré que o nosso jeito de ser Igreja sinodal, se expressa no nosso jeito de viver a fé: através das celebrações da vida, traduzindo a misericórdia em solidariedade que se faz partilha, na acolhida aos diferentes e na luta pela transformação das realidades sociais”, disse o prelado.

Mensagem do Papa Francisco

Em setembro do ano passado, o Papa Francisco enviou uma mensagem para o 15º Intereclesial. Disse o Pontífice:

“Quero estar próximo de vocês neste 15º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. Continuem trabalhando, vão adiante!

Não se esqueçam: Igreja em saída. “Igreja em saída “: este é o tema. Sim, a Igreja é como a água: se a água não corre no rio, fica estagnada, adoece. Por outro lado, a Igreja quando sai, quando caminha, se sente mais forte.

Eu os abençoo. Sigam em frente e que a Igreja de vocês seja sempre “em saída“, não escondida.

Deus os abençoe, a Virgem cuide de todos e rezem por mim.”

Com informações do Comunica15