20 JUN 2023

Dom Irineu Roman reúne-se com pastorais para apresentar os novos caminhos do Regional Norte 2

por Vívian Marler
Pascom CNBB N2

Dom Irineu com os participantes do encontro.

Na manhã desta segunda-feira (19), o presidente eleito da CNBB N2 e Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, reuniu-se com as Pastorais e Organismos do Regional Norte 2 para apresentar e direcionar os membros das pastorais para um caminho de “Comunhão, Participação e Missão” dentro do Regional.

Independente dos planos de pastoral traçado por cada Arquidiocese, Diocese e Prelazia, Dom Irineu explicou sobre o trabalho de união que o regional possui “A instância da CNBB Regional Norte II não substitui os Planos das Igrejas Particulares, mas apresenta-se como uma instância que colabora na medida do possível, e deve dar sua colaboração às Pastorais, serviços e grupos do Regional” disse o presidente, e continuou explicando sobre o trabalho realizado por cada membro “Temos os bispos, o clero, a Vida Religiosa e lideranças leigas designadas para cada serviço. É preciso entender que a CNBB Regional II é um serviço e não uma instância de poder. A Igreja tem sua organização para ajudar em suas várias dimensões”, explicou.

Para que os presentes pudessem entender melhor como funcionam osImage title trabalhos entre as pastorais e o regional, a secretária executiva, Cristiane Araújo, apresentou o organograma a nível regional, das comissões e suas pastorais, assim como apresentou os bispos que atualmente acompanham cada uma.

Dom Irineu ao final do encontro, informou a todos os presentes que em agosto, em reunião privada, os bispos e a assembleia regional irão se reunir com as lideranças “Na reunião em agosto, iremos clarear os trabalhos que deverão ser realizados, sempre em unidade, e comunhão com toda a Igreja, sobretudo na escuta das orientações da Igreja e do Papa Francisco” e finalizou reforçando sobre a missão da regional “Vamos caminhar juntos em ‘Comunhão, Participação e Missão’, como nos pede o Sínodo. O Espírito não nos faltará para o devido discernimento sobre os caminhos que devemos percorrer”, disse o Arcebispo de Santarém e Presidente da CNBB Norte II.

Fotos: Pascom Norte 2