10 MAI 2023

I Seminário de Turismo e Comunidades Tradicionais em Santarém (PA)

O evento será no Seminário São Pio X, nos dias 1º e 2 de julho

A Arquidiocese de Santarém, em parceria com a Pastoral do Turismo Nacional, realiza nos dias 1º e 2 de julho deste ano o Seminário de Turismo, com foco nas comunidades tradicionais, oferecendo capacitação e implantação da Pastoral do Turismo em dois núcleos: na Catedral Nossa Senhora da Conceição e na vila balneária de Alter do Chão. O evento será no Seminário São Pio X, cidade de Santarém, destacando o tema “A formação da Pastoral do Turismo à luz do Evangelho em busca do turismo responsável”. A programação no sábado inicia às 8h e segue até as 18h e no domingo, das 8h às 12h.

Para o evento, é solicitada uma taxa de inscrição, mediante preenchimento do formulário eletrônico (link de inscrição: https://forms.gle/peyvSVPgAURpCzuG9) ou presencial, na secretaria da Catedral Nossa Senhora da Conceição (93-99167-7409).

Na programação, haverá a presença do Arcebispo de Santarém e bispo Referencial da Pastoral do Turismo na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Irineu Roman; de padres representantes da Catedral Nossa Senhora da Conceição e da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (localizada na vila de Alter do Chão); o Secretário Municipal de Turismo, Alaércio Cardoso; as convidadas Janes Jaques, turismóloga e escritora, referência na implantação da Pastoral do Turismo em Belém do Pará; a Professora Kassia Farias, coordenadora do curso técnico Guia de Turismo, do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Santarém. Também terá capacitação para os participantes do evento.

Ainda na programação, ocorrerão visitas técnicas ao Centro de Artesanato Cristo Rei, ao museu de Arte Sacra e à Catedral Metropolitana.

O Seminário da Pastoral do Turismo é o primeiro a ser realizado pela Arquidiocese. Será um evento muito importante para a missão de evangelização desta Igreja Particular, assim como para o turismo local.

Sobre a Pastoral do Turismo

É uma ação da Igreja cuja missão é evangelizar todas as pessoas envolvidas no mundo do turismo, desde os profissionais formais, como também a comunidade local, buscando articulação e mobilização pastoral entre a Igreja e as esferas pública e privada, sob à luz do Evangelho, ocasionando uma ação transformadora em favor da dignidade humana.

Para mais informações: (93)99242-8153 (Ilíria) ou pastoraldoturismosantarem@gmail.com

O Seminário São Pio X fica localizado na BR-163, Rodovia Santarém-Cuiabá, Km 03, S/N, bairro Esperança, na cidade de Santarém, estado do Pará.

1º de julho – Sábado

08:00 – Missa abertura no Auditório do Seminário S Pio X.

09:15 -  Café de Acolhida

09:30 – Abertura oficial - Dom Irineu Roman - Arcebispo da Arquidiocese de Santarém

A Formação da Pastoral do Turismo sobre a luz do evangelho em busca do turismo responsável

10:00 - Roda de Conversa com convidados lideres públicos e religiosos.

10:10 - Padre Sidney Canto - vigário da Catedral   - Tema: Perspectivas do Turismo Religioso na Arquidiocese de Santarém

10:30 - Padre Valdson Nunes - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, vila de Alter do Chão - Tema: Turismo como ferramenta de Sustentabilidade e rentabilidade para vila de Alter do Chão.

11:00 – Secretario Municipal de Turismo de Santarém  Alaércio Cardoso - Tema: Gestão publica planejada para o turismo de respeito e qualidade em Santarém

11:30 – Professora Kassia Farias IFPA Santarém - Tema: A Importância do profissional de turismo capacitado para desenvolver uma acolhida de qualidade, e inclusão no mercado de trabalho

12:20 - INTERVALO

14:00 - Visita ao Centro de Artesanato Cristo Rei, acompanhado pela artesã Rose Costa.

15:30 - I - Formação Tema: Pastoral do Turismo e suas áreas de Atuação

Mediadora Janes Cléia Jaques, Turismóloga membro da Pastoral do Turismo.

16:00 - Capacitação para implantação da Pastur

Formação de 02 grupos de trabalho

G1 – Acolhida e Comunicação

Mediadora Joyce Freitas, Turismóloga Membro da Pastoral do Turismo.

G2 - Formação de Agente Pastoral: as contribuições do trabalho voluntário para o turismo

Mediadora Monica Souza, Turismóloga e Guia de Turismo, Membro da Pastoral do Turismo.

17:00 -  Resultado e propostas de Ação

18:00 - Encerramento, avisos para o próximo dia.

2 de julho - Domingo

08:00- Visita - Catedral Nossa Senhora da Conceição

08:30- Visita - Museu de Arte sacra

09:00- Visita - Capela Nossa Senhora das Graças

• Fala com Padre Sidney: Propostas de Ação Pastoral para a Catedral de Santarém.

09:30-  Retorno ao Seminário Pio X

10:00 - Apresentação do Calendário de Ações da Pastoral do Turismo de Santarém

10:30 - Missa de Envio e bênção da equipe de liderança da Pastoral do Turismo de Santarém

11:30 - Show Cultural

12:00 - Encerramento com Almoço.

Com informações da Pastur Nacional