02 MAR 2023

9ª Assembleia: Arquidiocese avalia caminhada pastoral

A última Assembleia Arquidiocesana ocorreu em maio de 2014

Por Pascom Arquidiocesana

Votação na  8º Assembleia de Pastoral que ocorreu em 2014, no Seminário São Pio X. /Foto: Pascom Santarém

Com o tema “Caminhando com Jesus, reaquecemos o coração e fazemos comunhão para a missão”, a Arquidiocese de Santarém dá início nesta sexta-feira, 03, a sua 9ª Assembleia de Pastoral, na Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal, na cidade de Santarém. Até domingo, 05, esta Igreja Particular realiza debates, análises e momentos reflexivos para definir o objetivo geral, as diretrizes e as prioridades da sua Ação Evangelizadora.

Mais de 200 pessoas estão confirmadas. Participam o arcebispo, os padres, os (as) religiosos e religiosas, os (as) leigos e leigas dos sete municípios da Arquidiocese: Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém (sede).

Para chegar a esta Assembleia, um longo caminho foi percorrido que iniciou em março de 2022. Desde lá, já foram realizadas Assembleias paroquiais e regionais, nas quais os participantes puderam abordar suas percepções e necessidades da caminhada pastoral da Igreja Particular de Santarém. Com isto, foi produzido um documento base, sendo responsável em nortear os debates e discussões da 9ª Assembleia Arquidiocesana.

A definição do objetivo geral, das diretrizes e das prioridades da Ação Evangelizadora, servirá de base para elaboração de um plano de ação pastoral a ser executado nos próximos quatro anos em toda a Arquidiocese de Santarém.

Na 8ª Assembleia foi definidio o objetivo geral, sete diretrizes e três prioridades da Ação Evangelizadora da Igreja de Santarém. /Foto: Pascom Santarém

Como será durante a Assembleia?

A programação inicia na sexta-feira com o credenciamento dos participantes a partir das 9h. Depois, às 11h, haverá a Missa de abertura na Igreja São Francisco de Assis. Pela tarde é feita uma memória das etapas que já ocorreram e a apresentação dos resultados das assembleias regionais. Até o fim da tarde, os delegados irão analisar esses resultados e destacar os pontos mais importantes.

Já no segundo dia, sábado, será feita uma análise do que foi considerado mais pertinente nas assembleias das regiões. Logo em seguida, haverá a reflexão do Evangelho de São Lucas, capítulo 24, versículos de 13 a 35, que enfatiza os discípulos de Emaús, que dará um olhar bíblico à ação pastoral da Arquidiocese, desenvolvida até o momento. No segundo momento, os participantes irão apreciar elementos do documento final do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal (realizado em junho de 2022 em Santarém), como também uma reflexão a respeito de modelos de Igreja.

Ainda no segundo dia, após análises e reflexões da realidade atual, das problemáticas e o que pode ser feito, os participantes irão decidir o objetivo geral e as diretrizes da ação evangelizadora da Arquidiocese para os próximos quatro anos. Já as prioridades pastorais serão definidas no último dia, domingo. Logo após, haverá a Missa de encerramento da Assembleia, às 11h30, na Igreja São Francisco de Assis, aberta a toda comunidade.

As celebrações de abertura e de encerramento da Assembleia serão transmitidas pela TV Encontro – Canal 26.1. A Rádio Rural 91,1 FM irá transmitir a missa de encerramento.

Assembleias anteriores

A Igreja de Santarém já realizou oito Assembleias de Pastoral nos seguintes anos: 1979, 1982, 1989 ,1993,1996, 2003, 2008 e 2014.

7ª Assembleia de Pastoral realizada em 2008./Foto: Pascom Santarém

SAIBA MAIS:  9ª Assembleia Arquidiocesana se aproxima